KAHOOT: UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Cristiane de Lima Bezerra UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO-UNIVASF
  • Daniela de Jesus Lima

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino e Aprendizagem, Kahoot, Gamificação, Desenvolvimento de Habilidades.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da plataforma de aprendizagem Kahoot para o ensino na disciplina de Educação Ambiental. Para tanto, debate-se os pressupostos teóricos metodológicos da Educação Ambiental, analisa-se os benefícios do uso da gamificação na educação e, por fim,  discute-se as potencialidades da plataforma Kahoot como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, cujas principais categorias de análise: Educação Ambiental, Gamificação e Ensino e aprendizagem foram analisadas a partir das contribuições de Alves (2015), Fardo (2013), Freire (1987), Piaget (1974), Segura (2011), Wang (2015). Conclui que o Kahoot como estratégia de ensino na educação ambiental pode ser utilizado para estimular a aprendizagem de uma forma integral e multidimensional, favorecendo para formação do pensamento crítico sobre questões ambientais.

 

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Biografia do Autor

Cristiane de Lima Bezerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO-UNIVASF

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sertão Pernambucano (2016); Monitora de Química Inorgânica (2014-2015); Bolsista pela Capes, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID (2015-2016).

Referências

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

BEZERRA, C. de L.; LIMA, D. de J. KAHOOT: UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–12, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8858. Acesso em: 18 abr. 2024.