COMUNIDADE QUILOMBOLA DO FOJO, ITACARÉ-BA: por uma adequação no currículo escolar, pela decolonialização dos saberes e das práticas pedagógicas
Parole chiave:
Comunidades Quilombola, Currículo, Práticas Pedagógicas, IdentidadeAbstract
Resumo: A comunidade do Fojo, situada no município de Itacaré representa um remanescente de quilombo de grande importância para a história da resistência do povo afrodescendente. Sabemos que as práticas pedagógicas são referendadas no currículo e não há como traçar as metas da educação escolarizada sem que se considere suas determinações. Não podemos desconsiderar que a elaboração do currículo é permeada de ideologia, cultura e relações de poder. Trata-se de um processo social e sua prática é complexa, pois convive diretamente com os fatores lógicos, epistemológico, intelectuais, propósitos de dominação dirigidos pelos fatores ligados à classe, raça, etnia e gênero, entre outros. Buscamos através desse trabalho mostrar as reflexões a partir da investigação e análise do ideário curricular da Rede do município em questão e do diálogo feito com autores/as que se dedicam aos estudos de identidade, currículo, questões raciais, educação quilombola e movimentos sociais.
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Riferimenti bibliografici
REFERÊNCIAS
BRASIL. INCRA publica relatório de identificação e delimitação do território Quilombola do Fôjo, em Itacaré (BA). Salvador – BA, 2015. Disponível em:< www.increlatorio-de-identificacao-e-delimitacao-do-territorio-quilombola-do-fojo-> Acesso em 26 maio de 2019.
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