ENTRE A PALAVRA E O SILÊNCIO: autoras afro-brasileiras e o cânone literário nacional

Autores

  • Matheus Messias Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Palavras-chave:

Literatura afro-feminina, Mulheres negras, Dialogismo.

Resumo

Objetiva-se compreender os fatores ideológico-culturais que influenciaram o silenciamento de autoras afro-brasileiras na formação do cânone literário nacional, tendo como suporte contos do Olhos D'Água (2015), da Conceição Evaristo. Nesta ordem de ideias, será investigada a desumanização à que mulheres negras foram submetidas ao longo da história e que contribuiu para a supressão do direito à voz e ao não reconhecimento das suas produções literárias. O foco de análise incidirá sobre a ressignificação das memórias coletivas atribuídas à mulher negra e suas efetivas rupturas no alcance da reivindicação de auto representações, ligadas às suas condições de existência. Para tanto, serão utilizados os estudos do feminismo negro (RIBEIRO, 2017; HOOKS, 2018), o conceito de violência simbólica (BOURDIEU, 2014) e a noção de realidade, como construção discursiva e sedimentada através de convenções simbólicas (SACRAMENTO, 2012), (BAKHTIN, 1992). Por esse viés, destaca-se que é a partir das escre(vivências) que autoras afro-brasileiras vão desenvolver uma literatura genuína, que parte das suas subjetividades e que leva em consideração experiências que funcionam indissociáveis às suas vivências, enquanto mulheres negras.

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

MESSIAS, M. ENTRE A PALAVRA E O SILÊNCIO: autoras afro-brasileiras e o cânone literário nacional. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 351–359, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8706. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais