ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: contribuições e desafios

Autori

  • Roselane Duarte Ferraz UESB

Parole chiave:

Estágio supervisionado, relação teoria-prática, desafios e contribuições.

Abstract

A realização do estágio supervisionado configura-se como um campo de conhecimento desafiador para os cursos de formação de professores, pois tem na articulação teoria e prática um dos seus princípios. Neste âmbito de discussão, o presente trabalho resulta do estudo dos registros dos relatórios dos estagiários do componente curricular Estágio II – Ensino Fundamental – Séries Iniciais – Ensino Regular, do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Campus Juvino Oliveira. Tem por objetivo analisar a importância do estágio na formação do pedagogo, evidenciando as possibilidades de articulação entre teoria e prática, identificando desafios e contribuições do estágio, na formação do profissional da docência. Para realizar o trabalho fizemos uma pesquisa documental, considerando os documentos que regulamentam o estágio e os relatórios finais de estágio, apresentados pelos estagiários no final do semestre. Para estudo e organização dos dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo, embasados em Bardin (2010). Os resultados permitiram identificar situações de estágio que favoreceram a articulação entre teoria e prática, tais como o planejamento da proposta de intervenção em que foram promovidas não só um diálogo com as vertentes teóricas, mas em especial com os sujeitos do processo, os alunos e suas demandas de aprendizagem, os professores e coordenadores pedagógicos, como coautores desta etapa. Consideramos o quanto o estágio contribuiu na formação dos estagiários, pois ao articularem ações reflexivas e colaborativas, compreenderam os desafios formativos, percebendo as complexidades do contexto de atuação e, especialmente, analisando suas ações pedagógicas, enquanto futuros profissionais do ensino.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Roselane Duarte Ferraz, UESB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Pedagogia (UESC). Mestre em Educação (UFU) e doutora em Educação (UFPE). É membro do Grupo Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – CEPEP – UESB-Ba. Dedica-se aos estudos sobre a Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Centralidade do Estágio em cursos de Didática nas Licenciaturas: rupturas e ressignificações. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Orgs.) Estágio Supervisionado na Formação Docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

AROEIRA, K. P. A didática e os estágios em licenciaturas: uma articulação necessária na produção de práticas pedagógicas. AROEIRA, K. P.; S. G. P. (Orgs). Didática e estágio. Curitiba: Appris, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Ed. revista e atualizada. Lisboa (Portugal): Edições 70, 2010.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, que Institui Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível

superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF,19 fev. 2002.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes

Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2015.

FAZENDA, I.C.A. O papel do estágio nos cursos de formação de professores. In: PICONEZ, S.C.B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 7. ed. Campinas: Papirus, 2016.

GHEDIN, E; OLIVEIRA, E. S; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.

LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.

LÜDKE. M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: 2006.

MIRA, M. M. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: possibilidades e desafios. Curitiba, Appris, 2015.

PICONEZ, S.C.B. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, S.C.B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 7. ed. Campinas: Papirus, 2016.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Docência em Formação).

##submission.downloads##

##submission.additionalFiles##

Pubblicato

2020-06-01

Come citare

FERRAZ, R. D. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: contribuições e desafios. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–12, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8691. Acesso em: 21 nov. 2024.