ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: contribuições e desafios
Parole chiave:
Estágio supervisionado, relação teoria-prática, desafios e contribuições.Abstract
A realização do estágio supervisionado configura-se como um campo de conhecimento desafiador para os cursos de formação de professores, pois tem na articulação teoria e prática um dos seus princípios. Neste âmbito de discussão, o presente trabalho resulta do estudo dos registros dos relatórios dos estagiários do componente curricular Estágio II – Ensino Fundamental – Séries Iniciais – Ensino Regular, do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Campus Juvino Oliveira. Tem por objetivo analisar a importância do estágio na formação do pedagogo, evidenciando as possibilidades de articulação entre teoria e prática, identificando desafios e contribuições do estágio, na formação do profissional da docência. Para realizar o trabalho fizemos uma pesquisa documental, considerando os documentos que regulamentam o estágio e os relatórios finais de estágio, apresentados pelos estagiários no final do semestre. Para estudo e organização dos dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo, embasados em Bardin (2010). Os resultados permitiram identificar situações de estágio que favoreceram a articulação entre teoria e prática, tais como o planejamento da proposta de intervenção em que foram promovidas não só um diálogo com as vertentes teóricas, mas em especial com os sujeitos do processo, os alunos e suas demandas de aprendizagem, os professores e coordenadores pedagógicos, como coautores desta etapa. Consideramos o quanto o estágio contribuiu na formação dos estagiários, pois ao articularem ações reflexivas e colaborativas, compreenderam os desafios formativos, percebendo as complexidades do contexto de atuação e, especialmente, analisando suas ações pedagógicas, enquanto futuros profissionais do ensino.Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Centralidade do Estágio em cursos de Didática nas Licenciaturas: rupturas e ressignificações. In: ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Orgs.) Estágio Supervisionado na Formação Docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.
AROEIRA, K. P. A didática e os estágios em licenciaturas: uma articulação necessária na produção de práticas pedagógicas. AROEIRA, K. P.; S. G. P. (Orgs). Didática e estágio. Curitiba: Appris, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Ed. revista e atualizada. Lisboa (Portugal): Edições 70, 2010.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002, que Institui Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível
superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF,19 fev. 2002.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2015.
FAZENDA, I.C.A. O papel do estágio nos cursos de formação de professores. In: PICONEZ, S.C.B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 7. ed. Campinas: Papirus, 2016.
GHEDIN, E; OLIVEIRA, E. S; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.
LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
LÜDKE. M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: 2006.
MIRA, M. M. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: possibilidades e desafios. Curitiba, Appris, 2015.
PICONEZ, S.C.B. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, S.C.B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 7. ed. Campinas: Papirus, 2016.
PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Docência em Formação).
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.