RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ALDEIA DE BARRA VELHA EM PORTO SEGURO-BA
Parole chiave:
Pataxó, Indígena, Experiência, EducaçãoAbstract
Os Pataxós vivem no extremo Sul do Estado da Bahia, em 36 aldeias distribuídas em seis Terras Indígenas -- Águas Belas, Aldeia Velha, Barra Velha, Imbiriba, Coroa Vermelha e Mata Medonha -- situadas nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju e Prado. O meu relato de experiência acontece na Aldeia de Barra Velha, considerada Aldeia mãe, onde fui professora do magistério Indígena, na modalidade Pedagogia da alternância nos anos de 2004 á 2006, nesse período convivi com o povo pataxó que tanto tinha desconhecimento e até preconceito, esse convívio me possibilitou mudar minha visão sobre os indígenas e também quebrar alguns tabus que tinha em relação aos seus rituais, foi quando assistir um AWÉ com os mais velhos, onde presenciei a incorporação de uma senhora índia com uma ancestral que participou do fogo 51, que foi um massacre histórico que marcou a história dos pataxós no Sul da Bahia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGOSTINHO, Pedro. “Identificação Étnica dos Pataxós de Barra Velha, Bahia”. In: Memorian António Jorge Dias. Vol. II. Lisboa: Instituto de Alta Cultura – Junta de Investigações Científicas do Ultramar. 1974, pp. 393-400.
BOMFIM, Anari. B. . Patxohã: o processo da língua Pataxó no tempo presente. In: Jocélio Teles dos Santos. (Org.). Discutindo Etnicidades. ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 00, p. 07-199.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.