ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Metodologias, Inclusão.

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em analisar como as metodologias utilizadas pelos professores de Geografia da Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional de Mauriti – CEM, podem contribuir para um melhor desenvolvimento do aluno Surdo diante do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos geográficos. O presente trabalho caracterizou-se por ser um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa. Na pesquisa, inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico destacando os seguintes temas: Geografia, ensino, metodologias e inclusão. Utilizamos algumas etapas para a análise como: entrevistas e observações. Concluímos que o espaço educacional precisa de mudanças que venham contribuir para um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento pleno dos alunos Surdos. Nesta perspectiva, torna-se necessário repensarmos o espaço escolar e as metodologias desenvolvidas pelos professores, valorizando desta forma, a língua natural dos Surdos e as suas experiências visuais.

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Biografia do Autor

Gabriel Emanuel Leite de Lima, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestrando em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU, da Universidade Regional do Cariri – URCA/CE. Professor da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, SEDUC.

Maria Daniely Freire Guerra, Professora do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri - URCA/CE.

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri – URCA/CE.

Emerson Ribeiro, Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri - URCA/CE e Professor permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA/CE.

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP, Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri URCA/CE e do Mestrado Profissional em Educação

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

LEITE DE LIMA, G. E.; FREIRE GUERRA, M. D.; RIBEIRO, E. ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: estudo de caso. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–19, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8536. Acesso em: 28 mar. 2024.