IDENTIDADE TERRITORIAL NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: reflexões no curso de letras

Autores

  • Sávio Oliveira Silva UNEB, Campus XXI, Ipiaú

Palavras-chave:

educação, escola, identidade, quilombola, território.

Resumo

Este trabalho surgiu da pesquisa de campo, que foi projetado pelo Prof. Dr. Murilo da Costa Ferreira, realizado no Componente Curricular Cultura e Literatura Afro-Brasileira em parceria com a Prática Pedagógica III, ministrada pela Profa. Márcia Torres. Deste modo, possibilitou a minha participação no I Seminário de Formação de Docência Quilombola das Escolas do Município de Maraú-Ba e da Graduação em Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXI - Ipiaú. Na oportunidade, foram discutidas questões como a identidade territorial quilombola, que originou este artigo, com o objetivo de relatar sobre as problemáticas sociais e suas articulações com a Ação Afirmativa da Educação Escolar Quilombola no município quilombola de Maraú/BA. Além dos problemas sociais, serão relatados os desafios educacionais da gestão e dos professores para conseguir discutir sobre racismo e intolerância religiosa, problemas também presentes na comunidade de Maraú. Assim, observamos palestras sobre conceitos de identidade e de territorialidade e como elas foram trabalhadas na escola e no curso de Licenciatura em Letras. Destacou-se, ainda, com a formação de professores e a sua capacitação para o desenvolvimento de atividades com base na questão étnico-racial. O texto se divide em três partes: A primeira trata teoricamente das concepções de identidade e de território; a segunda parte trata sobre as ações afirmativas presentes na escola; a terceira trata da possível resolução da problemática apontada a partir das informações obtidas na pesquisa de campo.

 

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Biografia do Autor

Sávio Oliveira Silva, UNEB, Campus XXI, Ipiaú

Ativista racial e acadêmico do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, DCHT CAMPUS XXI. Representante discente do Colegiado de Letras Vernáculas. Desenvolveu pesquisa como Bolsista da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas PROAF de 2017 a 2019 pesquisando sobre Negritude, Negrice e Negritice. Focaliza seus estudos no campo dos Estudos Culturais com as noções de Raça; Hip-Hop; Movimento Negro e Identidade. Em 2018 atuou como professor substituto, lecionando os componentes de língua portuguesa e de inglês, no Colégio Estadual de Ipiaú. Em 2019 atuou como professor no programa Novo Mais Educação na cidade de Jequié/BA. Fez parte do grupo de pesquisa e extensão do Órgão de Relações Étnicas - ODEERE/UESB no curso de Educação e Cultura Afro Brasileira e atualmente está no curso de extensão: Metodologia da Pesquisa. Têm trabalhos acadêmicos publicados no âmbito da área de Raça, Etnia e Educação. Participa assiduamente de encontros nacionais de letras e de eventos de cunho racial promovendo e problematizando suas pesquisas.

Referências

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

SILVA, S. O. IDENTIDADE TERRITORIAL NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: reflexões no curso de letras. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 209–215, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8528. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais