DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: uma discussão teórica

Autori

Parole chiave:

Desenvolvimento profissional docente, Tecnologia de Informação e Comunicação. Competências digitais, Base de conhecimento tecnológico, Competências para o exercício de professor-online.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações teóricas entre o desenvolvimento profissional docente e as TIC a partir das contribuições dos autores Vaillant e Marcelo Garcia (2012; 2015), Oliveira Formosinho (2009) e Romani (2012). Com a metodologia bibliográfica adota-se o desenvolvimento profissional docente como um processo contínuo individual e coletivo e enquanto desenvolvimento de conhecimentos e competências. Em relação às TIC se apresenta uma base de conhecimento tecnológico, as competências digitais e as competências para o exercício de professor-online. Os resultados apresentaram que as competências digitais subsidiam a base dos conhecimentos tecnológicos, onde no ponto de construção do conhecimento tecnológico do conteúdo, do conhecimento técnico do conteúdo e do conhecimento tecno-pedagógico também se pode identificar como ponto de desenvolvimento das competências para o exercício de professor-online. Concluiu-se que as aprendizagens em TIC se dão ao longo da trajetória profissional dentro do processo de desenvolvimento profissional docente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Jussara Gabriel dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de São Carlos

[1]Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Especilista em Tutoria em Educação a distãncia e em Gestão Pública; Técnica-Administrativo em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440024998042186

 

Riferimenti bibliografici

BIZELLI, J.L; SEBASTIAN-HEREDERO, E. Educação e inovação: o desafio da escola brasileira. Revista Tendências pedagógicas, n.28, p.55-66, 2016. Disponível em <https://revistas.uam.es/tendenciaspedagogicas/article/viewFile/3801/4948>. Acesso em 15 de fev. 2017.

DARIDO, M.C; BIZELLI, J.L. Inovações tecnológicas e contexto escolar: reflexões necessárias. Revista Ibero-americana de estudos em educação, Araraquara-SP, v.10, n.1, p. 50-66, 2015. Disponível em <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7772>. Acesso em 15 de fev. de 2017.

____________________________. Caminhos para TIC em sala de aula sob a perspectiva dos professores. Revista online Política e Gestão Educacional, Araraquara-SP, v.20, n.2, p. 282-300, 2016. Disponível em <http://seer.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9458/6290>. Acesso em 15 de fev. de 2017.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Tradução de Maria Assunção Flores. Porto: Porto Editora, 2001.

ESTEVES, F.R; FISCARELLI, S.H; SOUZA, C.B.G. As barreiras para a implementação das TIC na sala de aula. Revista Ibero-americana de estudos em educação, Araraquara-SP, v.9, n.3, p. 583-598, 2014. Disponível em <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7619 >. Acesso em 15 de fev. de 2017.

FISCARELLI, R.B.O; FISCARELLI, S.H. Tecnologia na educação: dos objetos reais aos objetos virtuais, p.177-194. In: MONTEIRO, S. A. I; RIBEIRO, R; LEMES, S.S; MUZZETI, L.R (orgs). Educações na contemporaneidade: reflexão e pesquisa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. Disponível em <https://books.google.com.br/books?id=vzj6r-3MD1sC&printsec=frontcover&dq=Educa%C3%A7%C3%B5es+na+contemporaneidade&h =ptBR&sa=X&ved=0ahUKEwilisTOjNrSAhXCGpAKHcETC60Q6AEIHDAA#v=onepag &q=Educa%C3%A7%C3%B5es%20na%20contemporaneidade&f=false>. Acesso em 15 de fev. de 2017.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. Tradução de Susana L. de Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

LIMA, D.C.B.P; OLIVEIRA, J.F; BATISTA, T.C.S. Organismos multilaterais e educação: as tecnologias de informação e comunicação (TIC) em questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 54, n. 42, p. 218-245, set./dez. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/10959>. Acesso em 01 março. 2017.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em <http://www.ucs.br/ucs/tplcinfe/eventos/cinfe/artigos/artigos/arquivos/eixo_tematico7/TECNOLOGIAS%20DIGITAIS%20E%20ACOES%20DE%20APRENDIZAGEM%20DOS%20NATIVOS%20DIGITAIS.pdf> . Acesso em 13/Março/2015.

PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ROMANI, Cristóbal Cobo. Explorando tendências para a educação no Século XXI. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 42, n. 147, Dec. 2012 . Disponivel em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000300011&lng=en&nrm=iso

SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Granada (Esp). Profesorado. Revista de curriculum y formación del profesorado , v.9, n.2, 2005. Disponível em: http://digibug.ugr.es/bitstream/10481/15244/1/rev92ART1.pdf

VAILLANT, D; MARCELO GARCIA, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. 1 ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

___________________________________. El ABC y D de la formación docente. España- Madrid: Narcea, S.A. DE EDICIONES, 2015.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-06-01

Come citare

DOS SANTOS, J. G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: uma discussão teórica. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–11, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8458. Acesso em: 3 lug. 2024.