PERSPECTIVAS E DESAFIOS APRESENTADOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Parole chiave:
Professores, Pesquisa Institucional, Psicologia Educacional, Docente.Abstract
Uma pesquisa institucional é uma ferramenta utilizada na qual visa contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, sendo eles públicos ou privados, preferenciando uma possível eficácia tanto no modelo de gestão quanto no modelo educacional da instituição. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico em uma instituição de ensino e analisar problemáticas existentes que necessitam de um apoio, principalmente sob o olhar da psicologia educacional. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 8 profissionais que lecionam como professores de diversas disciplinas na instituição de ensino, sendo 4 deles atuantes no período matutino e os outros 4 atuantes no período vespertino. O instrumento de coleta foi uma entrevista semiestruturada. Os resultados sinalizam para uma urgência de olhares voltados para o ensino público, precisando de recursos e meios que possam desenvolver o aluno de uma forma efetiva. É importante frisar ainda a importância de um profissional da Psicologia em qualquer instituição de ensino, pois este auxiliaria alunos e professores para um melhor rendimento do processo de ensino aprendizagem.
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