AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: novas perspectivas para velhos problemas
Parole chiave:
Avaliação da aprendizagem, Modelos de avaliação, Mudanças.Abstract
Este estudo traz uma breve análise sociológica sobre o tema avaliação da aprendizagem escolar, direcionando reflexões sobre a necessária superação de seu caráter excludente, classificatório e punitivo que contribui de forma significativa na exclusão escolar. Apresentamos neste texto o significado do termo “avaliação” puramente como é conceituado, abordamos brevemente sobre o que está disposto na legislação brasileira a respeito dessa questão. Tratamos da temática que diz respeito aos eixos: o significado da avaliação e suas novas representações; a avaliação sob uma nova perspectiva didática; a avaliação como fator de recompensa ou punição e, por fim - e tão importante quanto - o papel político-social do professor como mediador nesse processo. Os eixos temáticos apresentados aqui trazem uma mescla de nossas considerações axiológicas e empíricas sobre as práticas pedagógicas analisadas no contexto escolar, bem como os pontos-de-vista de alguns renomados pensadores contemporâneos sobre avaliação escolar numa perspectiva ou postura que privilegiem as práticas antirracistas e (de) coloniais. Estabelecemos ainda, as relações com temas transversais àquele, como formação de professores e o trabalho docente. Nosso objetivo com as discussões presentes neste estudo consiste em mostrar aos docentes, gestores, estudantes e o Estado, que acreditam na avaliação como nota, e não enquanto conceito, que estão equivocados inerentes ao processo avaliativo. Para isso, debatemos questões no afã de elucidar tais equívocos.Downloads
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