AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: novas perspectivas para velhos problemas

Autori

Parole chiave:

Avaliação da aprendizagem, Modelos de avaliação, Mudanças.

Abstract

Este estudo traz uma breve análise sociológica sobre o tema avaliação da aprendizagem escolar, direcionando reflexões sobre a necessária superação de seu caráter excludente, classificatório e punitivo que contribui de forma significativa na exclusão escolar. Apresentamos neste texto o significado do termo “avaliação” puramente como é conceituado, abordamos brevemente sobre o que está disposto na legislação brasileira a respeito dessa questão. Tratamos da temática que diz respeito aos eixos: o significado da avaliação e suas novas representações; a avaliação sob uma nova perspectiva didática; a avaliação como fator de recompensa ou punição e, por fim - e tão importante quanto - o papel político-social do professor como mediador nesse processo. Os eixos temáticos apresentados aqui trazem uma mescla de nossas considerações axiológicas e empíricas sobre as práticas pedagógicas analisadas no contexto escolar, bem como os pontos-de-vista de alguns renomados pensadores contemporâneos sobre avaliação escolar numa perspectiva ou postura que privilegiem as práticas antirracistas e (de) coloniais. Estabelecemos ainda, as relações com temas transversais àquele, como formação de professores e o trabalho docente. Nosso objetivo com as discussões presentes neste estudo consiste em mostrar aos docentes, gestores, estudantes e o Estado, que acreditam na avaliação como nota, e não enquanto conceito, que estão equivocados inerentes ao processo avaliativo. Para isso, debatemos questões no afã de elucidar tais equívocos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

João Carlos Botelho, Secretaria Estadual de Educação SEDUC, Instituto Federal do Tocantins - IFTO E Universidade Federal do Tocantins -UFT

Mestre em Letras na área de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e pósgraduação Latu Sensu de Administração e Inspeção Escolar pela ISEIB/Instituto Pro Minas. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores (PDPP) promovido pela CAPES, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal. Tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela FACIT e Promoção e Gestão em Saúde, idem (2010). Possui Aperfeiçoamento em Qualificação dos Gestores do SUS (180h), pela ENSP/FIOCRUZ e ainda, o Curso de Apoiadores Institucionais da Política Nacional de Humanização (180h) promovido pela Escola Técnica do SUS no Tocantins - ETSUS/TO. Graduado em Letras Inglês/Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Atua como Professor, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Câmpus Palmas; Professor da Educação Básica pelo Governo do Estado do Tocantins, onde já atuou como Professor de Língua Portuguesa e Inglesa, Coordenador Pedagógico, Secretário Geral e Gestor (Interino) no Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no município de Porto Nacional - TO; na UFT, atuou como Formador IES do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio na UFT e Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Letras.

Maria Rilda Alves da Silva Martins, Instituto Federal do Tocantins - IFTO Câmpus Palmas - Universidade Federal do Tocantins- UFT - Porto Nacional e Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos pelo Programação de Pós-graduação em Letras - Universidade Federal do Pará - Câmpus Belém. Mestra em Letras em Estudos Linguísticos: Abordagens de Análise Linguística - pela Universidade Federal Tocantins - UFT (2017), Câmpus de Porto Nacional Tocantins. Especialista em Língua Portuguesa e Espanhola - FAIARA (2012), Especialista em Linguística Aplicada em Língua Portuguesa - IGEP (2011), especialista em Gestão e Orientação Educacional - IGEP (2010) e Licenciada em Letras ? Português e Espanhol - UFT (2008). Professora EBTT do Instituto Federal do Tocantins, Campus - Palmas. Participa do Núcleo de Pesquisa em Linguagens e Artes ? NUPLA (IFTO). Desenvolve pesquisa na área da Sociolinguística Variacionista sobre A expressão de segunda pessoa do singular na fala tocantinense, vinculado ao projeto Construção do Acervo Audiovisual da Língua Falada no Tocantins, coordenado pelo Professor Dr. Daniel Marra da Silva. Desenvolveu o Projeto de Mestrado sobre Análise da Alternância dos Pronomes tu/você na fala de Porto Nacional (TO) à Luz da Sociolinguística Cognitiva; sob orientação da Professora Doutora Carine Haupt (UFT) e Coorientação do Professor Doutor Daniel Marra da Silva (IFTO- UFT).

Riferimenti bibliografici

ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (Org.). Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 161-172.

BOTELHO, J.C. “Avaliação da Escrita e Reescrita dos Textos Produzidos nas Oficinas do Pibid-UFT: uma prática a desenvolver” – Apresentado no Seminário do Plano de Desenvolvimento de Professores. Faculdade de Letras do Porto, Portugal. 2013.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987, p.170.

FRANCO,M.L.P.B. Subsídios Para Uma reflexão Teórica Acerca da Prática Avaliativa. In: Séries Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998 (119-126)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática ducativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SOBRINHO,J.D. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação. São

Paulo: Cortez, 2003.

SILVA, Cármen Duarte da, et al., “ De Como a Escola Participa da Exclusão Social: Trajetória de Reprovação das Crianças Negras” in ABRAMOWICZ, Anete, et al., Para Além do Fracasso Escolar, Col. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico, Papirus Editora, Campinas, São Paulo, 1997, pp. 27-46.

SILVA, Cármen Duarte da,,Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais. Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88, 2002.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-03-28

Come citare

BOTELHO, J. C.; MARTINS, M. R. A. da S. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: novas perspectivas para velhos problemas. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–13, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8202. Acesso em: 2 lug. 2024.