EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: Cenários e Dilemas em Municípios Baianos

Autores/as

  • Adenilson Souza Cunha Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) http://orcid.org/0000-0003-3622-1799
  • Kergileda Ambrósio de Oliveira Mateus
  • Marileide Moutinho Pomponet Lima
  • Mônica Clementino de Menezes Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Solange Balisa Costa

Resumen

No intento de analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia de Covid-19, este artigo reúne algumas reflexões sobre o funcionamento desta modalidade de ensino em três municípios localizados no Estado da Bahia: Bom Jesus da Lapa, Itapetinga e Porto Seguro. A partir da análise de documentos, correlacionados com outras fontes, apresentamos inicialmente algumas concepções sobre a EJA e em seguida as ações que vem sendo desenvolvidas nesta área da educação no período da crise sanitária. O texto evidencia, a partir da análise dos três municípios que mencionamos, que as condições para o funcionamento da EJA encontra-se comprometida por questões políticas e pedagógicas. A suspensão das aulas presenciais se apresenta, portanto, como um grande desafio para esta área da educação, uma vez que além da ausência uma proposta sistematizada e efetiva por parte dos municípios, limitações de outras naturezas incidem diretamente sobre os sujeitos da modalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação (FAE/UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Kergileda Ambrósio de Oliveira Mateus

Doutora em Educação (UFSCAR). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Marileide Moutinho Pomponet Lima

Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Solange Balisa Costa

Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Citas

BAHIA. Perfil dos Territórios de Identidade /Superintendência de Estudos

Econômicos e Sociais da Bahia. Salvador: SEI, 2015. 3 v. p. (Série territórios de identidade da Bahia, v.2). Disponível em:<http://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2000&Itemid=284>. Acesso em: 25/06/2020.

BAHIA. Conselho Estadual de Educação (CEE). Resolução n.27. Estabelece as medidas temporárias para o enfrentamento de Emergência em Saúde Pública. Disponível em:. Acesso em: 20/06/2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar 2019, 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed). Nota técnica nº 20, de 21 de novembro de 2014. Brasília, DF, 2014.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em:. Acesso em: 23/05/2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação Portaria N.º 343. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88631>. Acesso em: 19/06/2020.

BRASIL. Ministério da Educação. O que é educação a distância?. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestoresda-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823- o-que-e-educacao-a-distancia>. Acesso em: 23/05/2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CP Nº 5/2020 sobre a Reorganização do Calendário Escolar, dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 20/05/2020.

BRASIL. Medida Provisória Nº 934/2020. Normas excepcionais sobre a duração do ano letivo 2020. Disponível em:. Acesso em: 10/05/2020.

BOM JESUS DA LAPA. Prefeitura Municipal. Lei Nº 472 de 19 de junho de 2015. Dispõe sobre Plano Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa. Disponível em:<http://bomjesusdalapa.ba.gov.br/arquivos/publicacoes/092754201920121.pdf>. Acesso em: 23/05/2020.

BOM JESUS DA LAPA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa (SEMED). Dados sobre a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em:<http://www.bomjesusdalapa.ba.gov.br/secretarias/secretaria_municipal_de__educacao-2>. Acesso em: 23/05/2020.

CELESTINO, S. Sul da Bahia perplexo. A Tarde, Salvador, ano 94, n. 31, p. 13, junho 2006.

DA CRUZ, Neilton Castro. Um estudo sobre casos de trajetórias ininterruptas de estudantes da EJA no Ensino Fundamental. (Dissertação de Mestrado - Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG). Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO D E GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Escolar da Educação Básica. Disponível em:<https://ces.ibge.gov.br/apresentacao/portarias/200-comite-de-estatisticas-sociais/base-de-dados/1185-censo-escolar-educacao-basica.html>. Acesso em: 04/06/2020.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). História de Porto Seguro. Disponível em:<http://portal.iphan.gov.br>. Acesso em: 28/06/2020.

GONÇALVES, Edneia. Os desafios para a Educação em 2020. Disponível em:<https://educacaointegral.org.br/reportagens/desafios-para-educacao-em-2020/>. Acesso em: 25/06/2020.

MENEZES, Monica C. de. As condições de trabalho na lavoura cacaueira: Uma análise das relações sociais de produção. (Trabalho de Conclusão de Curso de em Administração). Teixeira de Freitas: DEDC/UNEB-CAMPUS-X, 2014.

PORTO SEGURO. Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro. CME nº 71/2015. Disponível em:<http://www.diariooficial.org.br/sitesMunicipios/contasPublicasCategoriaSitesExternos.cfm?varCodigo=621&cboAno=2016>. Acesso em: 23/05/2020.

PORTO SEGURO. Prefeitura Municipal. Decreto N.º 10.672/2020. Disponível em:<https://midia.clic101.com.br/admin/midia/2020_03_16/200316182333-j.pdf>. Acesso em: 23/05/2020.

PORTO SEGURO. Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro. Projeto Emergencial de Educação em Tempos de Pandemia. Porto Seguro: 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Laboratório de Dados Educacionais. Disponível em: <https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/indicadores>. Acesso em: 19/06/2020.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em:<https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das>. Acesso em: 19/06/2020.

VEIGA, I. P. A. Na sala de aula: o estudo dirigido. In: VEIGA, I. P. A. (org). Técnicas de ensino: por que não? 21. ed. Campinas: Papirus, 2011.

Publicado

2020-08-18

Cómo citar

CUNHA JÚNIOR, A. S.; OLIVEIRA MATEUS, K. A. de; POMPONET LIMA, M. M.; MENEZES, M. C. de; COSTA, S. B. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: Cenários e Dilemas em Municípios Baianos. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–22, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9357. Acesso em: 24 nov. 2024.