ETNOGRAFIA DE UMA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DA ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46375/reecs.v3i.9020

Palavras-chave:

Arte Contemporânea;, Sociologia da Arte;, Artistas Negras/os/es;, Legitimação;, Metodologia;

Resumo

O processo de legitimação das/os/es artistas negras/os/es em espaços institucionalizados de arte é foco desta pesquisa que tem como lócus o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC/CE) e em que a sociologia da arte é tomada como ferramenta teórico metodológica. Busca-se aqui, portanto, apresentar parte da pesquisa em curso na nomeada instituição a fim de compreendermos quais são estes mencionados processos de legitimação, neste caso, através da etnografia de uma das exposições que estiveram recentemente no MAC/CE. Este recorte compreende o período entre Outubro de 2019 e Fevereiro de 2020, etapa inicial da pesquisa de Iniciação Científica (FUNCAP-UECE), que permanece em curso.

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Biografia do Autor

Maíra Rocha Rufino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Ciências Sociais (UECE). Graduada em Teatro (IFCE). Diretora, dramaturga, atriz e produtora do Grupo Cena Fórum, Caucaia-CE.

Referências

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Publicado

2021-06-04

Como Citar

RUFINO, M. R. ETNOGRAFIA DE UMA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DA ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ. Revista Encantar, [S. l.], v. 3, p. e021009, 2021. DOI: 10.46375/reecs.v3i.9020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9020. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ