AS POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Ciências, Educação Infantil, Sequência de Ensino Investigativa.

Resumo

Esse texto tem o objetivo de apresentar através da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), o desenvolvimento do conhecimento científico em crianças pequenas. Os sujeitos são alunos de 05 anos de idade, pertencentes a uma turma Pré II da EI de uma escola pública de uma cidade do interior da Bahia. Utilizamos uma sequência de ensino investigativa, intitulada “Solo”, desenvolvida pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física do (LaPEF) FEUSP. As atividades dessa sequência, foram adaptadas de Carvalho, et al. (2011). Estas, também se basearam nas atividades do trabalho de pesquisa Moraes (2015). A aplicação foi estruturada em três momentos (Samarapungavan et al., 2008; Teixeira, 2009, apud Moraes 2015) Pré-investigação; Investigação e Pós-investigação.  Os resultados apontam que as atividades que compuseram a SEI contribuíram para a inserção dos alunos numa cultura científica, uma vez que foi possível verificar o envolvimento das crianças em processos de investigação científica.

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Biografia do Autor

Andreia Cristina Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Doutoranda em Educação - UFBA. Mestrado em Educação em Ciências - UESC. Possui Licenciatura em Pedagogia.  Professora das disciplinas: Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado na Universidade do Estado da Bahia, Campus XVIII. Integrante dos Grupos de Pesquisa: GRUPAC - Grupo de Pesquisa em Alfabetização Científica – UESC e Infância, Educação e Contemporaneidade – UESB. Possui experiência na educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio supervisionado, Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino de Ciências por Investigação e Desenvolvimento Profissional Docente.

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Publicado

2020-07-07

Como Citar

FREITAS, A. C.; BRICCIA, V. AS POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–23, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8947. Acesso em: 28 mar. 2024.