A LEI 11.645/08 E O ENSINO DE ARTES: pesquisa, formação docente e práticas educativas

Autores

  • Maria de Paula Pinheiro Escolas de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Clarissa Lopes Suzuki
  • Sumaya Mattar

Palavras-chave:

Lei 11.645/08, Arte/Educação, Formação Docente, Currículo, Práticas Educativas, Relações Étnico-raciais

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar algumas análises e reflexões a respeito das experiências e dos conteúdos advindos da realização do “I Ciclo de Conferências em Artes e Educação: A Lei 11.645/08 - Perspectivas Indígenas e Afro-brasileiras” para a prática docente na escola e as pesquisas desenvolvidas nas áreas de arte e educação. O ciclo foi realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), no segundo semestre de 2018, tendo como principal objetivo contribuir com a formação de professores de Arte e de disciplinas correlatas, bem como de artistas, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação, no que se refere a temas e questões relacionados às relações étnico-raciais na educação e abordagem da história e das culturas afro-brasileiras e indígenas, como desdobramentos das leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

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Referências

BRASIL. Lei Federal 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Brasília, DF, 2003.

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

PINHEIRO, M. de P.; LOPES SUZUKI, C.; MATTAR, S. A LEI 11.645/08 E O ENSINO DE ARTES: pesquisa, formação docente e práticas educativas. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 461–472, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8703. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais