UM LUGAR PARA PAULO FREIRE NO PENSAMENTO PEDAGÓGICO CONTEMPORÂNEO
Palabras clave:
Paulo Freire, Pedagogia, Educação, Libertação.Resumen
Paulo Freire é considerado como um pensador comprometido com a educação e a libertação dos oprimidos. Seus estudos estão pautados na liberdade humana e na educação popular. Assim, o trabalho possui como escopo descrever o pensamento pedagógico contemporâneo freiriano. Nesse sentido, este artigo é uma pesquisa de cunho qualitativo e a metodologia utilizada foi a do tipo bibliográfica, classificada como exploratória-descritiva, pois foi baseada em construtos científicos dos últimos 30 (trinta) anos. Nosso objetivo com as discussões presentes neste estudo consiste em mostrar a necessidade em pensar uma pedagogia dialógica e emancipatória no cenário contemporâneo, que possa contribuir para a libertação, bem como a transformação dos indivíduos, a partir dos oprimidos.Descargas
Citas
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. - São Paulo, Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época ; v.23)
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Um legado de esperança. São Paulo: Cortez, 2001.
MEJÍA, Marcos Raúl. Paulo Freire na mudança de século: um chamamento para reconstruir a prática impugnadora. In: STRECK, Danilo R. et all (orgs). Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. A construção história das ideias de Paulo Freire. In: STRECK, Danilo R. et all (orgs). Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.