A EDUCAÇÃO FREIREANA NA CONTEMPORANEIDADE: um estudo do currículo na EJA à luz da BNCC

Autores/as

  • Deyse Queirós Santos Universidade do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0003-3653-9537
  • Denise Queiroz Santos
  • Alcides Alves de Souza Filho Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Currículo da EJA, Educação Freireana, BNCC.

Resumen

O artigo aborda a educação freireana na contemporaneidade na perspectiva de analisar os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no currículo voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tornando-se desafio para professores e gestores de Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino da Bahia nos municípios de Salvador e Bom Jesus da Lapa. No global, objetivou analisar a BNCC enquanto Política Pública propositiva à universalização de direitos e acesso ao conhecimento, bem como os impactos educacionais e reflexos sobre a formação continuada do professor da EJA. No específico os objetivos foram: refletir sobre a possível reformulação do currículo na EJA; entender como contemplar as práticas pedagógicas a luz freireana em atendimento ao novo documento; Identificar as perspectivas na adequação dos materiais didáticos.  Adotada a abordagem qualitativa com a técnica da pesquisa documental e contribuições de entrevistas dos sujeitos pesquisados. Os resultados apontam uma dissonância entre a Base Nacional Comum Curricular e os professores e gestores das instituições de ensino desta modalidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deyse Queirós Santos, Universidade do Estado da Bahia

Professora do Colegiado de Administração da UNEB Campus XVII;Mestranda em Educação de Jovens e Adultos pelo MPEJA-UNEB, Especialista em Gestão de Varejo e MBA em Marketing.

 

Alcides Alves de Souza Filho, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando do Programa em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professor da Rede Pública Estadual do Estado da Bahia.

Citas

ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. Alfabetização e Cidadania: Revista de educação de jovens e adultos, v.11,p.9-20 2011.

BRASIL. Constituição (1988). Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 de Outubro 1988.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/.htm.>Acesso em 20 nov.2018.

BRASIL. Lei n.9394, de 20 de Dezembro de 1996. Diario oficial da União, Poder Legislativo, Brasilia, DF 23 de Dezembro 1996.Didsponível em Acesso em 20/11/2018.

BRANCO, V.A sala de aula na educação de jovens e adultos. Curitiba: Editora da UFPR, 2007.v.29

CAPUCHO, Vera. Educação de Jovens e Adultos :prática pedagógica e fortalecimento da cidadania.São Paulo:Cortez,2012.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas São Paulo: Cortez, 2018.

FREIRE, Paulo(1968). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: Tipos fundamentais. São Paulo: RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 20-29, 1995.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

PAULA, Claudia Regina de. Educação de jovens e adultos: a educação ao longo da vida. Curitiba: Ibipex,2011.

SILVA ,Ainda Maria Monteiro. Escola Pública e Construção da Cidadania: possibilidade e Limites. Tese ( Doutorado)-Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2000.

Publicado

2020-06-01

Cómo citar

SANTOS, D. Q.; SANTOS, D. Q.; SOUZA FILHO, A. A. de. A EDUCAÇÃO FREIREANA NA CONTEMPORANEIDADE: um estudo do currículo na EJA à luz da BNCC. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–11, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/6016. Acesso em: 23 nov. 2024.