ALFABETIZAÇÃO COM BASE EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, evidências científicas, aprendizagem.

Resumo

Evidências científicas são um conjunto de informações coletadas metodologicamente sobre um objeto de estudo específico. Esse texto analisa se há evidências científicas que sustentam ser possível alfabetizar, em um ano letivo, a todos os alunos. O caminho metodológico foi percorrido através da revisão da literatura sobre o tema, a identificação de propostas que sugerem um outro tempo para concretizar o processo de alfabetização, bem como com a aplicação de um questionário com professores alfabetizadores, perguntando suas percepções sobre as razões de alguns alunos aprenderem em um ano letivo e outros não. Com base na análise do conteúdo das respostas, confrontadas com a revisão de literatura sobre o tema, concluímos que os motivos apontados se mantêm estáveis entre os professores alfabetizadores há muitos anos e não justificam a não aprendizagem em um ano letivo, não são sustentados por evidências científicas. Essas indicam ser possível alfabetizar todos os alunos em um ano letivo, desde que o professor alfabetizador tenha reconstruído o conhecimento científico sobre como se ensina a ler e a escrever, ressignificado e incorporado esses pressupostos teóricos com coerência em sua prática docente.

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

SCHWARTZ, S.; VIEIRA, M. A.; RODRIGUES, A. C. ALFABETIZAÇÃO COM BASE EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–21, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9089. Acesso em: 29 mar. 2024.