PERFIL PROFISSIONAL E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES COMUNITÁRIOS DE ESCOLAS DE PERIFERIA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2013-2015

Autores

Palavras-chave:

Programa Mais Educação. Educação Integral. Formação Docente

Resumo

O debate sobre a educação integral atualmente encontra-se apartado no cenário educacional brasileiro. Apesar das experiências anteriores que visaram a ampliação e indução de políticas de educação integral, se acentou a necessidade de pesquisas e reflexões que buscassem contribuições para este tema. Nesse sentido, este trabalho surge como forma de colaborar com essa temática, através de reflexões sobre as políticas e estratégias de formação utilizadas para/pelos gestores de educação integral nas escolas periféricas de Jaguarão/RS. Para isso, foram utilizados dois modelos de coletas de dados: um questionário estruturado respondido manualmente pelos participantes e um questionário semiestruturado gravado em áudio e transcrito. Posteriormente, realizaram-se análises sobre os dados utilizando autores como Moll (2012), Mamede (2012) e Leclerc (2012), além de publicações contidas no portal do Programa Mais Educação, como: Programa Mais Educação, Educação Integral: texto referência para o debate nacional (BRASIL, 2009), Programa Mais Educação passo a passo (BRASIL, 2011) e Manual Operacional de Educação Integral (BRASIL, 2013a). E se constatou que durante o período analisado, houve necessidade de políticas públicas que visassem à formação do gestor de educação, bem como o destaque de grupos de estudos organizados pelos próprios gestores, além do importante papel assumido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) na promoção de atividades que contribuíssem para auxiliar a formação desses profissionais.

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Publicado

2019-08-17

Como Citar

VIEIRA, M. A.; JUNIOR, A. L. M.; SILVEIRA DA MOTA, R. PERFIL PROFISSIONAL E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES COMUNITÁRIOS DE ESCOLAS DE PERIFERIA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2013-2015. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9364. Acesso em: 19 nov. 2024.