EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: Cenários e Dilemas em Municípios Baianos

  • Adenilson Souza Cunha Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) http://orcid.org/0000-0003-3622-1799
  • Kergileda Ambrósio de Oliveira Mateus
  • Marileide Moutinho Pomponet Lima
  • Mônica Clementino de Menezes Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
  • Solange Balisa Costa

Resumo

No intento de analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia de Covid-19, este artigo reúne algumas reflexões sobre o funcionamento desta modalidade de ensino em três municípios localizados no Estado da Bahia: Bom Jesus da Lapa, Itapetinga e Porto Seguro. A partir da análise de documentos, correlacionados com outras fontes, apresentamos inicialmente algumas concepções sobre a EJA e em seguida as ações que vem sendo desenvolvidas nesta área da educação no período da crise sanitária. O texto evidencia, a partir da análise dos três municípios que mencionamos, que as condições para o funcionamento da EJA encontra-se comprometida por questões políticas e pedagógicas. A suspensão das aulas presenciais se apresenta, portanto, como um grande desafio para esta área da educação, uma vez que além da ausência uma proposta sistematizada e efetiva por parte dos municípios, limitações de outras naturezas incidem diretamente sobre os sujeitos da modalidade.

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Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Doutor em Educação (FAE/UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Kergileda Ambrósio de Oliveira Mateus
Doutora em Educação (UFSCAR). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Marileide Moutinho Pomponet Lima
Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Solange Balisa Costa
Mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado
2020-08-18
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