ETNOGRAFIA DE UMA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DA ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

Palavras-chave: Arte Contemporânea;, Sociologia da Arte;, Artistas Negras/os/es;, Legitimação;, Metodologia;

Resumo

O processo de legitimação das/os/es artistas negras/os/es em espaços institucionalizados de arte é foco desta pesquisa que tem como lócus o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC/CE) e em que a sociologia da arte é tomada como ferramenta teórico metodológica. Busca-se aqui, portanto, apresentar parte da pesquisa em curso na nomeada instituição a fim de compreendermos quais são estes mencionados processos de legitimação, neste caso, através da etnografia de uma das exposições que estiveram recentemente no MAC/CE. Este recorte compreende o período entre Outubro de 2019 e Fevereiro de 2020, etapa inicial da pesquisa de Iniciação Científica (FUNCAP-UECE), que permanece em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Rocha Rufino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante de Ciências Sociais (UECE). Graduada em Teatro (IFCE). Diretora, dramaturga, atriz e produtora do Grupo Cena Fórum, Caucaia-CE.

Referências

FUNES, Eurípedis Antonio. Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2000. p.103-132.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. p. 13-41.

HEINICH, Nathalie. Práticas da Arte Contemporânea: Uma Abordagem Pragmática a um Novo Paradigma Artístico. Rio de Janeiro, v.04.02: 373-390, Outubro, 2014.

MARCONDES, Guilherme. Arte e Consagração: Os Jovens Artistas da Arte Contemporânea. Rio de Janeiro, 2018. 365p. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S/A, 1978. 183p.

PAULINO, Nicolas. População declarada negra cresce no Ceará, mas índice é o menor do Nordeste, aponta IBGE. Ceará: G1 CE, 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/05/22/populacao-declarada-negra-cresce-no-ceara-mas-indice-e-o-menor-do-nordeste-aponta-ibge.ghtml>. Acesso em: 25 de Junho de 2020.

Publicado
2021-06-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 32
  • PDF downloads: 26
Como Citar
RUFINO, M. R. ETNOGRAFIA DE UMA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DA ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 3, p. e021009, 4 jun. 2021.
Seção
DOSSIÊ