COMUNIDADE QUILOMBOLA DO FOJO, ITACARÉ-BA: por uma adequação no currículo escolar, pela decolonialização dos saberes e das práticas pedagógicas
Palavras-chave:
Comunidades Quilombola, Currículo, Práticas Pedagógicas, IdentidadeResumo
Resumo: A comunidade do Fojo, situada no município de Itacaré representa um remanescente de quilombo de grande importância para a história da resistência do povo afrodescendente. Sabemos que as práticas pedagógicas são referendadas no currículo e não há como traçar as metas da educação escolarizada sem que se considere suas determinações. Não podemos desconsiderar que a elaboração do currículo é permeada de ideologia, cultura e relações de poder. Trata-se de um processo social e sua prática é complexa, pois convive diretamente com os fatores lógicos, epistemológico, intelectuais, propósitos de dominação dirigidos pelos fatores ligados à classe, raça, etnia e gênero, entre outros. Buscamos através desse trabalho mostrar as reflexões a partir da investigação e análise do ideário curricular da Rede do município em questão e do diálogo feito com autores/as que se dedicam aos estudos de identidade, currículo, questões raciais, educação quilombola e movimentos sociais.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. INCRA publica relatório de identificação e delimitação do território Quilombola do Fôjo, em Itacaré (BA). Salvador – BA, 2015. Disponível em:< www.increlatorio-de-identificacao-e-delimitacao-do-territorio-quilombola-do-fojo-> Acesso em 26 maio de 2019.
DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes Org. Comunidades Quilombolas e Diversidade Étnico-Raciais: Diferentes Olhares e Perspectivas. João Pessoa: Editora da UFPB,2014.
GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre a iniciação à pesquisa científica. Campinas, São Paulo: Alínea, 2007
GONÇALVES, Ana Maria; PERPÉTUO, Susan Chiode. Dinâmica de grupos na formação de lideranças. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.