RAÇA E GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: resistir para garantir. retroceder, jamais!
Palavras-chave:
diversidade, lei 10639/03, práticas educativas, resistência.Resumo
Resumo: A instituição escolar tem cumprido novos papéis na atualidade. No âmbito das relações étnico-raciais, percebemos uma urgência de ações e metodologias emancipatórias nas escolas que dialoguem com a temática e possibilitem a construção de práticas pedagógicas efetivas para o fortalecimento da identidade dos povos excluídos historicamente. Além disso, ao analisarmos a mesma conjuntura e trazendo a mulher negra para o cerne social, confirmamos que o diálogo precisa ser ampliado. O presente trabalho se predispõe a utilizar do cabedal bibliográfico de autores/as que tratam de questões ligadas à educação, identidade, autoafirmação, relações étnico-raciais, entre outras, para analisar o protagonismo de professores/as da Escola Municipal Themístocles Andrade, na cidade de Ilhéus-Ba, levando em consideração o engajamento nas estratégias para a implementação da Lei 10.639/03 oportunizando o debate e traçando um conjunto de ações que proporcionam o entendimento, o reconhecimento, a afirmação e validação da identidade afrodescendente a partir do conhecimento da ancestralidade feminina negra.
Downloads
Referências
APPLE. Michael W. Educação e Poder. Trad. Maria Cristina monteiro. Porto Alegre: artes médicas, 1989.entender).
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível <http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em 20 jun. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.
__________________.o Movimento Negro Educador: Saberes Construidos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ:Vozes, 2017
MUNANGA, Kabenguele.Por que ensina África na Escola Brasileira Conferência proferida no teatro da Casa do Saber de Camaçarí, maio 2008; Disponivel em https://terreirodejaua.files.wordpress.com/2009/07/kabengele1.pdf
SANTANA, Patrícia Maria de Souza. Professora@s Negr@s: trajetórias e travessias. Belo Horizonte: Mazza, 2003.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cultura e história dos negros na escola: dificuldades e encaminhamentos. Disponível em: <http://www.casadeculturadamulhernegra.org.br/v1/rn_edu_ant02.htm>. Acesso em: 01 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.