A LEI 11.645/08 E O ENSINO DE ARTES: pesquisa, formação docente e práticas educativas
Palavras-chave:
Lei 11.645/08, Arte/Educação, Formação Docente, Currículo, Práticas Educativas, Relações Étnico-raciaisResumo
Este texto tem como objetivo apresentar algumas análises e reflexões a respeito das experiências e dos conteúdos advindos da realização do “I Ciclo de Conferências em Artes e Educação: A Lei 11.645/08 - Perspectivas Indígenas e Afro-brasileiras” para a prática docente na escola e as pesquisas desenvolvidas nas áreas de arte e educação. O ciclo foi realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), no segundo semestre de 2018, tendo como principal objetivo contribuir com a formação de professores de Arte e de disciplinas correlatas, bem como de artistas, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação, no que se refere a temas e questões relacionados às relações étnico-raciais na educação e abordagem da história e das culturas afro-brasileiras e indígenas, como desdobramentos das leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei Federal 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Brasília, DF, 2003.
_______. Lei Federal 11.645 de 10 de março de 2008. Brasília, DF, 2008.
_______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, DF: junho, 2005.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
SANTOS, Carlos José F. História e Culturas Indígenas - Alguns Desafios no Ensino e na Aplicação da Lei 11.645/2008: De Qual História e Cultura Indígena Estamos Falando?. In: Revista História & Perspectiva do Núcleo de Pesquisa e Estudos em História, Cidade e Trabalho do Curso de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Uberlândia: UFU, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.