A NECESSIDADE DE APLICAÇÃO DE PEDAGOGIAS ESPECÍFICAS NO ENSINO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

  • Isabele Pereira Nascimento Universidade Federal do Sul da Bahia
Palavras-chave: Adolescente em conflito com a lei, direitos educacionais, medida socioeducativa

Resumo

O educador passa a ser sócio educador ao lidar com jovens infratores. O conhecimento a ser passado deixa de ser meramente técnico científico, para ser cidadão/social. Têm-se uma demanda que vai além das disciplinas curriculares regulares; é preciso reintegrar, reeducar, restabelecer o comportamento cidadão daquele jovem. As metodologias do ensino regulares não são eficazes numa unidade de internação provisória ou definitiva. É preciso de uma pedagogia específica que atenda aos objetivos de reintegrar e não apenas de inserir o adolescente em conflito com a lei no convívio social. O planejamento pedagógico deve ser feito em conformidade com os objetivos da ressocialização, levando-se sempre em consideração que as necessidades são mais específicas e manter a atenção e o interesse do jovem é ainda mais desafiante, pois o tratamento empregado ao adolescente precisa ser restruturador e disciplinante, ao mesmo tempo que é incentivador e capaz de atiçar a curiosidade do jovem. Assim, os temas, as abordagens, as exemplificações e contextualizações devem estar em conformidade com a realidade daquele jovem e o objetivo que se quer atingir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabele Pereira Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia
Mestranda PPGER/UFSB; Especialista em Direito Público; Licencianda em Letras; Advogada.

Referências

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. Apontamentos sobre a Política de Educação no Brasil hoje e a inserção dos/as assistentes sociais. In: CFESS. Subsídios para o debate sobre Serviço Social na educação. Brasília, DF: CFESS, 2011.

BRASIL. Lei Nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

VOLPI, M. O adolescente e o ato infracional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997

MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA. Unidades de internação provisória e semiliberdade na Bahia. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/crianca-e-adolescente/atos-infracionais-e-medidas-socioeducativas/unidades_socioeducativas_de_internacao_internacao_provisoria_e_semiliberdade_na_bahia/unidades_internacao_semiliberdade_15_07_2015.pdf Data de acesso: 05.10.2018

Publicado
2020-06-19
Métricas
  • Visualizações do Artigo 33
  • PDF downloads: 11
Como Citar
NASCIMENTO, I. P. A NECESSIDADE DE APLICAÇÃO DE PEDAGOGIAS ESPECÍFICAS NO ENSINO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 1, n. 2, p. 259-262, 19 jun. 2020.
Seção
II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais