A NECESSIDADE DE APLICAÇÃO DE PEDAGOGIAS ESPECÍFICAS NO ENSINO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Palavras-chave:
Adolescente em conflito com a lei, direitos educacionais, medida socioeducativaResumo
O educador passa a ser sócio educador ao lidar com jovens infratores. O conhecimento a ser passado deixa de ser meramente técnico científico, para ser cidadão/social. Têm-se uma demanda que vai além das disciplinas curriculares regulares; é preciso reintegrar, reeducar, restabelecer o comportamento cidadão daquele jovem. As metodologias do ensino regulares não são eficazes numa unidade de internação provisória ou definitiva. É preciso de uma pedagogia específica que atenda aos objetivos de reintegrar e não apenas de inserir o adolescente em conflito com a lei no convívio social. O planejamento pedagógico deve ser feito em conformidade com os objetivos da ressocialização, levando-se sempre em consideração que as necessidades são mais específicas e manter a atenção e o interesse do jovem é ainda mais desafiante, pois o tratamento empregado ao adolescente precisa ser restruturador e disciplinante, ao mesmo tempo que é incentivador e capaz de atiçar a curiosidade do jovem. Assim, os temas, as abordagens, as exemplificações e contextualizações devem estar em conformidade com a realidade daquele jovem e o objetivo que se quer atingir.Downloads
Referências
ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. Apontamentos sobre a Política de Educação no Brasil hoje e a inserção dos/as assistentes sociais. In: CFESS. Subsídios para o debate sobre Serviço Social na educação. Brasília, DF: CFESS, 2011.
BRASIL. Lei Nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
VOLPI, M. O adolescente e o ato infracional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997
MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA. Unidades de internação provisória e semiliberdade na Bahia. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/crianca-e-adolescente/atos-infracionais-e-medidas-socioeducativas/unidades_socioeducativas_de_internacao_internacao_provisoria_e_semiliberdade_na_bahia/unidades_internacao_semiliberdade_15_07_2015.pdf Data de acesso: 05.10.2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.