REPERCUSÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DO BLOG: UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO APLICADO AOS ESTUDANTES DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DO IBICARAÍ – UFSB - CUNI

Autores

Palavras-chave:

AVA, Blog Ensino-aprendizagem, TIC

Resumo

O uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem alteraram as práticas para a construção do conhecimento. Dentro desse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), podem ser consideradas como ferramentas educacionais a serem utilizadas em qualquer nível e modalidade de ensino. Ao contatar com essas novas práticas se deu a escolha do objeto de estudo desta pesquisa. Na qual o objetivo geral é avaliar o uso do blog como recurso didático-pedagógico pelos estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia. A escolha deste assunto se deu pela necessidade em ambientar os estudantes do Colégio Universitário (CUNI) no município de Ibicaraí, Bahia com as tecnologias fundamentais ao seu aprendizado, ao longo do percurso acadêmico. Procurou-se definir os conceitos de blog e seu uso pedagógico através de pesquisa bibliográfica de autores e professores voltados para Educação. Os quais utilizam blog como ferramenta de compartilhamento e construção de conteúdo. Com os estudantes, foi feita análise participante para proporcionar interação com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Escolheu-se a ferramenta Blogger, de uso gratuito e sem exigências técnicas de programação, para construir o blog em estudo: www.chegueiufsb.blogspot.com e analisar a interação dos estudantes da turma 2018.2, através da interação com comentários no blog. O blog continuará disponível após a conclusão do estudo para que possa ser utilizado por outros estudantes da Universidade. Diversos resultados animadores à implantação e uso didático pedagógico do blog recomendam um treinamento inicial para sua utilização e criação de bons hábitos de uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Alves Almeida Braitt, Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestranda em educação Étnico-Racial- UFSB; Turismóloga. Especialista em Produção de Mídias para Educação pela Universidade Federal da Bahia;Assistente Operacional UFSB/Colégio Universitário de Ibicaraí - Bahia

Milton Ferreira Silva Junior, Universidade Federal do Sul da Bahia

Ph.D em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil; especialização em Desenvolvimento e Gestão Ambiental pela Gesellschaft Fur Technische Zusammenarbeit GTZ, Alemanha; e graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pernambuco, PE, Brasil. Atualmente é professor (período integral e exclusividade) da Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil, e professor colaborador do programa de doutorado em Desenvolvimento Ambiental e Sustentável da Universidade Estadual de Santa Cruz, BA, Brasil.

Referências

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MORAN, J. M. Novos caminhos no ensino a distância. Informe CEAD - Centro de Educação À Distância, Rio de Janeiro, v. 1, n. 5, p. 1-3, out./nov./dez. 1994.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo - RS: Feevale, 2013. 276 p.

SANTOS, Leticia Menezes; MARTINS, Leylane Meneses. CIBERCULTURA: A EDUCAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, Aracaju- Sergipe, v. 8, n. 1, p. GT5, 2015. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1334>. Acesso em: 19 maio 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

BRAITT, B. A. A.; SILVA JUNIOR, M. F. REPERCUSÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DO BLOG: UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO APLICADO AOS ESTUDANTES DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DO IBICARAÍ – UFSB - CUNI. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 235–240, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8607. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais