REPERCUSÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DO BLOG: UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO APLICADO AOS ESTUDANTES DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DO IBICARAÍ – UFSB - CUNI
Palavras-chave:
AVA, Blog Ensino-aprendizagem, TICResumo
O uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem alteraram as práticas para a construção do conhecimento. Dentro desse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), podem ser consideradas como ferramentas educacionais a serem utilizadas em qualquer nível e modalidade de ensino. Ao contatar com essas novas práticas se deu a escolha do objeto de estudo desta pesquisa. Na qual o objetivo geral é avaliar o uso do blog como recurso didático-pedagógico pelos estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia. A escolha deste assunto se deu pela necessidade em ambientar os estudantes do Colégio Universitário (CUNI) no município de Ibicaraí, Bahia com as tecnologias fundamentais ao seu aprendizado, ao longo do percurso acadêmico. Procurou-se definir os conceitos de blog e seu uso pedagógico através de pesquisa bibliográfica de autores e professores voltados para Educação. Os quais utilizam blog como ferramenta de compartilhamento e construção de conteúdo. Com os estudantes, foi feita análise participante para proporcionar interação com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Escolheu-se a ferramenta Blogger, de uso gratuito e sem exigências técnicas de programação, para construir o blog em estudo: www.chegueiufsb.blogspot.com e analisar a interação dos estudantes da turma 2018.2, através da interação com comentários no blog. O blog continuará disponível após a conclusão do estudo para que possa ser utilizado por outros estudantes da Universidade. Diversos resultados animadores à implantação e uso didático pedagógico do blog recomendam um treinamento inicial para sua utilização e criação de bons hábitos de uso.
Downloads
Referências
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MORAN, J. M. Novos caminhos no ensino a distância. Informe CEAD - Centro de Educação À Distância, Rio de Janeiro, v. 1, n. 5, p. 1-3, out./nov./dez. 1994.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo - RS: Feevale, 2013. 276 p.
SANTOS, Leticia Menezes; MARTINS, Leylane Meneses. CIBERCULTURA: A EDUCAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, Aracaju- Sergipe, v. 8, n. 1, p. GT5, 2015. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1334>. Acesso em: 19 maio 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.