PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1930-1970)

Autores

  • João Antônio de Sousa Lira

Palavras-chave:

História da Educação, História da Educação do Maranhão, Estado da Arte.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento do Estado da Arte das pesquisas realizadas em História da Educação do Maranhão que tem como recorte temporal o período de 1930 a 1970 e que foram produzidas entre os anos de 2013 a 2018. Garimpou-se  o Estado da Arte, mediado pela pesquisa de caráter bibliográfico que tem como função analisar produções acadêmicas em um determinado assunto/período, utilizando-se para isso o Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os seguintes descritores: história da educação, história da educação do maranhão, educação maranhense, sujeitos da história, história e memória da educação. Seleciona-se 13 trabalhos que perpassam o recorte temporal (1930-1970) das 55 pesquisas encontradas a partir da leitura dos resumos, sendo 11 dissertações e 02 teses. Constatou-se lacunas quanto  à produção de trabalhos acadêmicos que tenham como recorte temporal o período do Estado Novo e Pós-Estado Novo em história da educação do Maranhão bem como inexistência de estudos regionais específicos, uma vez que os estudos se concentram na região norte e leste maranhense, surgindo a necessidade de apontar outros elementos historiográfico da história da educação do Maranhão, afim de contemplar novos objetos, sujeitos e abordagens

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Antônio de Sousa Lira

Graduado em Licenciatura em Pedagogia Pela Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano-PI.  Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA) na linha de pesquisa em História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana. Membro do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão(NEDHEL). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Educação Especial e Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É professor de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação no município de Nova Iorque - MA. Foi Professor Substituto da Universidade Federal do Paiuí (UFPI), Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano-PI (2016-2018). Tem interesse pelos seguintes temas: História e Memória da Educação, relações de gênero e Educação Especial.

Referências

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.

CASTANHO, Sérgio. História Cultural e História da Educação: diversidade disciplinar ou simples especialização?. Disponível em:

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario5/c_historia%20cultural _castanho.doc. Acesso em: 04 abril. 2019.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 3.ed- Rio de Janeiro: Forense, 2011

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, agosto/2002.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História da Educação e História Cultural. IN: FONSECA, Thais Nívia de Lima e; VEIGA, Cinthya Greive. História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UECE, 2002

HALBWASCHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução: Gizele de

Souza. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, 2001, p. 9-44.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernado leitão. 3ª ed. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 1994.

MAGALHÃES, J. A construção de um objecto do conhecimento histórico. Do arquivo ao texto – a investigação em história das instituições educativas. Educação Unisinos, Volume 11, número 2, maio/agosto 2007.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2011.

VEIGA, Cynthia Greive. História Politica e História da Educação. In: FONSECA, Tais Nívia de Lima e; VEIGA, Cynthia Greive. História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

LIRA, J. A. de S. PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1930-1970). Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–13, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8577. Acesso em: 18 abr. 2024.