PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1930-1970)

  • João Antônio de Sousa Lira
Palavras-chave: História da Educação, História da Educação do Maranhão, Estado da Arte.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento do Estado da Arte das pesquisas realizadas em História da Educação do Maranhão que tem como recorte temporal o período de 1930 a 1970 e que foram produzidas entre os anos de 2013 a 2018. Garimpou-se  o Estado da Arte, mediado pela pesquisa de caráter bibliográfico que tem como função analisar produções acadêmicas em um determinado assunto/período, utilizando-se para isso o Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os seguintes descritores: história da educação, história da educação do maranhão, educação maranhense, sujeitos da história, história e memória da educação. Seleciona-se 13 trabalhos que perpassam o recorte temporal (1930-1970) das 55 pesquisas encontradas a partir da leitura dos resumos, sendo 11 dissertações e 02 teses. Constatou-se lacunas quanto  à produção de trabalhos acadêmicos que tenham como recorte temporal o período do Estado Novo e Pós-Estado Novo em história da educação do Maranhão bem como inexistência de estudos regionais específicos, uma vez que os estudos se concentram na região norte e leste maranhense, surgindo a necessidade de apontar outros elementos historiográfico da história da educação do Maranhão, afim de contemplar novos objetos, sujeitos e abordagens

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Biografia do Autor

João Antônio de Sousa Lira
Graduado em Licenciatura em Pedagogia Pela Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano-PI.  Mestre em Educação Pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA) na linha de pesquisa em História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana. Membro do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras no Maranhão(NEDHEL). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Educação Especial e Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). É professor de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação no município de Nova Iorque - MA. Foi Professor Substituto da Universidade Federal do Paiuí (UFPI), Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano-PI (2016-2018). Tem interesse pelos seguintes temas: História e Memória da Educação, relações de gênero e Educação Especial.

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Publicado
2020-06-01
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