PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1930-1970)
Palavras-chave:
História da Educação, História da Educação do Maranhão, Estado da Arte.Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento do Estado da Arte das pesquisas realizadas em História da Educação do Maranhão que tem como recorte temporal o período de 1930 a 1970 e que foram produzidas entre os anos de 2013 a 2018. Garimpou-se o Estado da Arte, mediado pela pesquisa de caráter bibliográfico que tem como função analisar produções acadêmicas em um determinado assunto/período, utilizando-se para isso o Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os seguintes descritores: história da educação, história da educação do maranhão, educação maranhense, sujeitos da história, história e memória da educação. Seleciona-se 13 trabalhos que perpassam o recorte temporal (1930-1970) das 55 pesquisas encontradas a partir da leitura dos resumos, sendo 11 dissertações e 02 teses. Constatou-se lacunas quanto à produção de trabalhos acadêmicos que tenham como recorte temporal o período do Estado Novo e Pós-Estado Novo em história da educação do Maranhão bem como inexistência de estudos regionais específicos, uma vez que os estudos se concentram na região norte e leste maranhense, surgindo a necessidade de apontar outros elementos historiográfico da história da educação do Maranhão, afim de contemplar novos objetos, sujeitos e abordagensDownloads
Referências
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
CASTANHO, Sérgio. História Cultural e História da Educação: diversidade disciplinar ou simples especialização?. Disponível em:
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario5/c_historia%20cultural _castanho.doc. Acesso em: 04 abril. 2019.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 3.ed- Rio de Janeiro: Forense, 2011
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, agosto/2002.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História da Educação e História Cultural. IN: FONSECA, Thais Nívia de Lima e; VEIGA, Cinthya Greive. História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UECE, 2002
HALBWASCHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução: Gizele de
Souza. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, 2001, p. 9-44.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernado leitão. 3ª ed. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 1994.
MAGALHÃES, J. A construção de um objecto do conhecimento histórico. Do arquivo ao texto – a investigação em história das instituições educativas. Educação Unisinos, Volume 11, número 2, maio/agosto 2007.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2011.
VEIGA, Cynthia Greive. História Politica e História da Educação. In: FONSECA, Tais Nívia de Lima e; VEIGA, Cynthia Greive. História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.