ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: estudo de caso

Palavras-chave: Geografia, Ensino, Metodologias, Inclusão.

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em analisar como as metodologias utilizadas pelos professores de Geografia da Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional de Mauriti – CEM, podem contribuir para um melhor desenvolvimento do aluno Surdo diante do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos geográficos. O presente trabalho caracterizou-se por ser um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa. Na pesquisa, inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico destacando os seguintes temas: Geografia, ensino, metodologias e inclusão. Utilizamos algumas etapas para a análise como: entrevistas e observações. Concluímos que o espaço educacional precisa de mudanças que venham contribuir para um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento pleno dos alunos Surdos. Nesta perspectiva, torna-se necessário repensarmos o espaço escolar e as metodologias desenvolvidas pelos professores, valorizando desta forma, a língua natural dos Surdos e as suas experiências visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Emanuel Leite de Lima, Universidade Regional do Cariri - URCA
Mestrando em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU, da Universidade Regional do Cariri – URCA/CE. Professor da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, SEDUC.
Maria Daniely Freire Guerra, Professora do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri - URCA/CE.
Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri – URCA/CE.
Emerson Ribeiro, Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri - URCA/CE e Professor permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA/CE.
Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP, Professor adjunto da Universidade Regional do Cariri URCA/CE e do Mestrado Profissional em Educação

Referências

ALMEIDA, Mário de Souza. Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas, 2011.

ANDRADE, Sarah. A educação geográfica de estudantes surdos em uma escola polo da Grande Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis – SC, 2013.

BEZERRA, Ana de Souza. Métodos de ensino para a inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva. Medianeira – PR, 2014.

BRASIL, Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Sobre a Língua Brasileira de Sinais- Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso: março de 2018.

BRASIL, O Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Relatório de gestão exercício de 2000. Rio de Janeiro, 2001.

BRITO, Raiane Gonçalves Silva. Ensino de Geografia e educação de surdos: desafios e possibilidades. Campina Grande – PB, 2012.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. (Org.). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2006.

CASSETI, V. A natureza e o espaço geográfico. In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (Orgs.) Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: Ed. da UFPR, 2002.

EUGÊNIO, J. R. ; SOUSA, A. S. ; GOMES, J. J. S.; OLIVEIRA, M. S. ; MELO, T. H. C. . Ensino de Geografia Para Surdos: Desafios e Perspectivas. In: Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. Anais... III CONEDU. v.1. Campina Grande: Realize, 2016, p. 1-10.

FERNANDES, Jean Volnei. Inclusão: ensino de Geografia para alunos surdos, com um olhar sobre a paisagem a partir de uma visão freireana. Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 20, n.3, p. 107-114, 2016.

FONSECA, Ricardo Lopes; TORRES, Eloiza Cristiane. Adaptações na Prática do Ensino de Geografia para Alunos Surdos. Geografia (Londrina), v.23, n.2, jul/dez, p. 05-25, 2014.

FREITAS, Reinaldo de. Ensino de Geografia e Educação Inclusiva: estratégias e concepções. Revista Urutágua - revista acadêmica multidisciplinar, n.14. Maringá-PR, 2008.

GONÇALVES, Humberto Bueno; FESTA, Priscila Soares Vidal. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Ensaios Pedagógicos Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET. 2013.

GUERRA, Maria Daniely Freire; SOUSA, Silvânia Maia; CASSUNDÉ, José Ricardo de Oliveira. Rompendo o silêncio: mídias como instrumentos pedagógicos para inclusão de surdos no ensino regular. In: OLIVEIRA, C. et al (Org.). Aprendendo na travessia: dilemas do ensino-aprendizagem na Escola Básica. Teresina EDUFPI, 2013.

KAERCHER, Nestor André. Ler e escrever a Geografia para dizer a sua palavra e construir seu espaço. In: SCHAFFER, Neiva Otero. Ensinar e aprender Geografia. Encontro Estadual de Geografia; Porto Alegre Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1998.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G. Metodologia da Pesquisa para professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

PENA, Fernanda Santos; SAMPAIO, Adriany de Ávila Melo. Educação inclusiva e ensino de geografia na busca da perspectiva do estudante surdo. 2012.

RIBEIRO, Emerson. A arte e a criatividade em Geografia. Práticas pedagógicas em Instalações Geográficas. Crato: Universidade Regional do Cariri-URCA, 2016.

SANTANA, A. S. Metodologias para o Ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos EJA. 2015.

VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves. Diretrizes e desafios na formação inicial e continuada de professores para a inclusão escolar. IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. UNESP – 2007.

Publicado
2020-06-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 101
  • PDF downloads: 92