IDENTIDADE TERRITORIAL NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: reflexões no curso de letras

  • Sávio Oliveira Silva UNEB, Campus XXI, Ipiaú
Palavras-chave: educação, escola, identidade, quilombola, território.

Resumo

Este trabalho surgiu da pesquisa de campo, que foi projetado pelo Prof. Dr. Murilo da Costa Ferreira, realizado no Componente Curricular Cultura e Literatura Afro-Brasileira em parceria com a Prática Pedagógica III, ministrada pela Profa. Márcia Torres. Deste modo, possibilitou a minha participação no I Seminário de Formação de Docência Quilombola das Escolas do Município de Maraú-Ba e da Graduação em Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXI - Ipiaú. Na oportunidade, foram discutidas questões como a identidade territorial quilombola, que originou este artigo, com o objetivo de relatar sobre as problemáticas sociais e suas articulações com a Ação Afirmativa da Educação Escolar Quilombola no município quilombola de Maraú/BA. Além dos problemas sociais, serão relatados os desafios educacionais da gestão e dos professores para conseguir discutir sobre racismo e intolerância religiosa, problemas também presentes na comunidade de Maraú. Assim, observamos palestras sobre conceitos de identidade e de territorialidade e como elas foram trabalhadas na escola e no curso de Licenciatura em Letras. Destacou-se, ainda, com a formação de professores e a sua capacitação para o desenvolvimento de atividades com base na questão étnico-racial. O texto se divide em três partes: A primeira trata teoricamente das concepções de identidade e de território; a segunda parte trata sobre as ações afirmativas presentes na escola; a terceira trata da possível resolução da problemática apontada a partir das informações obtidas na pesquisa de campo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávio Oliveira Silva, UNEB, Campus XXI, Ipiaú
Ativista racial e acadêmico do curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, DCHT CAMPUS XXI. Representante discente do Colegiado de Letras Vernáculas. Desenvolveu pesquisa como Bolsista da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas PROAF de 2017 a 2019 pesquisando sobre Negritude, Negrice e Negritice. Focaliza seus estudos no campo dos Estudos Culturais com as noções de Raça; Hip-Hop; Movimento Negro e Identidade. Em 2018 atuou como professor substituto, lecionando os componentes de língua portuguesa e de inglês, no Colégio Estadual de Ipiaú. Em 2019 atuou como professor no programa Novo Mais Educação na cidade de Jequié/BA. Fez parte do grupo de pesquisa e extensão do Órgão de Relações Étnicas - ODEERE/UESB no curso de Educação e Cultura Afro Brasileira e atualmente está no curso de extensão: Metodologia da Pesquisa. Têm trabalhos acadêmicos publicados no âmbito da área de Raça, Etnia e Educação. Participa assiduamente de encontros nacionais de letras e de eventos de cunho racial promovendo e problematizando suas pesquisas.

Referências

ALMEIDA, A.W. Os quilombos e as novas etnias. In: LEITÃO (org.) Direitos Territoriais das Comunidades Negras Rurais. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1999.

CARNEIRO, E.: O Quilombo dos Palmares. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1958. D”RIA, S.Z. ìO Quilombo do Rio das R. In: Terra de Quilombos. Associação Brasileira de Antropologia, 1995.

O’DWYER, Eliane Cantarino. TERRAS DE QUILOMBO: identidade étnica e os caminhos do reconhecimento. Tomo: revista do núcleo de pós-graduação e pesquisas por ciências sociais. São Cristóvão SE, Nº 11, julho – dezembro de 2007.

OLIVEIRA, Luís R. Cardoso de. Racismo, direitos e cidadania. Estud. Av. vol.18 no.50 – São Paulo. Janeiro – abril de 2004. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142004000100009>. Acesso em: 15/12/201.

SCHMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli e CARVALHO, Maria Celina Pereira de. A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Ambiente sociedade. 2002, n.12, pp.129-136. ISSN 1414-753X. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2002000100008>. Acesso em: 15/12/2017.

SILVA, Tomaz da. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ Tomas Tadeu da Silva (org) Stuart Hall, Khathryn Woodward. 15.ed Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

TRINDADE, Solano. Cantares ao meu povo. Editora Brasiliense s.a. São Paulo, 1981.

Publicado
2020-06-19
Métricas
  • Visualizações do Artigo 53
  • PDF downloads: 24
Como Citar
SILVA, S. O. IDENTIDADE TERRITORIAL NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: reflexões no curso de letras. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 1, n. 2, p. 209-215, 19 jun. 2020.
Seção
II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais