IDENTIDADE TERRITORIAL NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: reflexões no curso de letras
Palavras-chave:
educação, escola, identidade, quilombola, território.Resumo
Este trabalho surgiu da pesquisa de campo, que foi projetado pelo Prof. Dr. Murilo da Costa Ferreira, realizado no Componente Curricular Cultura e Literatura Afro-Brasileira em parceria com a Prática Pedagógica III, ministrada pela Profa. Márcia Torres. Deste modo, possibilitou a minha participação no I Seminário de Formação de Docência Quilombola das Escolas do Município de Maraú-Ba e da Graduação em Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXI - Ipiaú. Na oportunidade, foram discutidas questões como a identidade territorial quilombola, que originou este artigo, com o objetivo de relatar sobre as problemáticas sociais e suas articulações com a Ação Afirmativa da Educação Escolar Quilombola no município quilombola de Maraú/BA. Além dos problemas sociais, serão relatados os desafios educacionais da gestão e dos professores para conseguir discutir sobre racismo e intolerância religiosa, problemas também presentes na comunidade de Maraú. Assim, observamos palestras sobre conceitos de identidade e de territorialidade e como elas foram trabalhadas na escola e no curso de Licenciatura em Letras. Destacou-se, ainda, com a formação de professores e a sua capacitação para o desenvolvimento de atividades com base na questão étnico-racial. O texto se divide em três partes: A primeira trata teoricamente das concepções de identidade e de território; a segunda parte trata sobre as ações afirmativas presentes na escola; a terceira trata da possível resolução da problemática apontada a partir das informações obtidas na pesquisa de campo.
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