O incentivo ao ergoengajamento dos atores sociais da rede de proteção da infância e do adolescente de Porto Seguro- BA: um relato de experiência do terceiro setor

Autores

  • Danielle Silva de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
  • Débora Caraúna Ribeiro FACULDADE CASTRO ALVES
  • Pétala Grecov Silva FACULDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Palavras-chave:

ergoengajamento, atores sciais, terceiro setor

Resumo

O objetivo do trabalho é expor uma experiência realizada no Terceiro Setor, que contou com a participação dos atores sociais que trabalham, de forma direta ou indireta, com a temática do trabalho infantil no Município de Porto Seguro, Estado da Bahia. A experiência, em execução, configura-se como uma proposta de ergoengajamento que privilegia a história de vida dos atores envolvidos no Projeto. A metodologia do trabalho é o relato de experiência do Projeto em execução do Terceiro Setor, pela OSC Instituto Mãe Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Silva de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA

Doutoranda em Estado e Sociedade do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia. Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ. Advogada, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/ PUC-RJ. Membro do Grupo de Pesquisa Paidéia - Laboratório de pesquisa transdisciplinar sobre metodologias integrativas para a educação e gestão social. Pesquisadora nas áreas de direitos humanos, tráfico humano, adoção internacional, exploração sexual infantil, trabalho escravo e trabalho infantil, gênero e mediação de conflitos e segurança pública. Fundadora da Ong Gerando Vida. Membro do Comitê Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil na cidade de Porto Seguro - BA. Coordenadora Executiva no Instituto Mãe Terra, Porto Seguro - BA. Membro do Coletivo Dandaras - Mulheres Negras Discentes da Universidade Federal do Sul da Bahia. Docente na graduação da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - Porto Seguro - BA.

Débora Caraúna Ribeiro, FACULDADE CASTRO ALVES

Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Formação na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Instituto Diabases da BA. Formada em Psicologia pela Faculdade Castro Alves.

Pétala Grecov Silva, FACULDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Discente em Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL).

Referências

BONDÍA. Carlos Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. 2002.

TRINQUET, P. Trabalho e Educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 10, n. número especial, p. 93-113, ago. 2010.

SCHWARTZ, Y. Os ingredientes da competência: um exercício necessário para uma questão insolúvel. Educação & Sociedade, Campinas, v. 19, n. 65, p. 101-140, dez. 1998.

______. Trabalho e uso de si. Pro-Posições, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 34-50, jul. 2000b.

______. Uso de si e competência. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010e. 205-221 p.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

DE ARAÚJO, D. S.; RIBEIRO, D. C.; SILVA, P. G. O incentivo ao ergoengajamento dos atores sociais da rede de proteção da infância e do adolescente de Porto Seguro- BA: um relato de experiência do terceiro setor. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 198–203, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8465. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

I Simpósio Latino-Americano de Ergologia