UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA NUMA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA
Palavras-chave:
Cidadania. Ergologia. Espaço-Tripolar. Segurança Pública.Resumo
A cidadania e a dignidade da pessoa humana, entre outros, são tratadas como como fundamento no Art. 1º da Constituição Federal (CF/1988). Por sua vez, a segurança pública é evocada como uma base para promover a cidadania e aqui já se articulam dois elementos que, longe de se distanciarem, deveriam ser aproximar, conquanto um seja fundamento do outro. A discussão da segurança pública à luz dos conceitos ergológicos, notadamente do Espaço Tripolar, conforme previsto por Durrive e Schwartz (2010) engendra polos que evidenciam as aproximações e as tensões entre essas instâncias. Nesse sentido, o campo de pesquisas da segurança pública e da cidadania tem muito a contribuir no aprofundamento dos conceitos, na produção e uniformidade de conhecimento e na formação continuada dos diversos atores envolvidos na segurança pública. Dessa forma espera-se também contribuir para o alcance efetivo da cidadania conforme preconizado na CF/1988.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL, IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Atlas da violência 2019. Organizadores: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf Acesso em Jul 2019
BRITO, Jussara Cruz de. Trabalho Prescrito. In: PEREIRA, Isabel Brasil & LIMA, Júlio César França (org). Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/apresentacao/dowlivfictec.html
DIAS, S. A. A. Gestão da Carga de Trabalho nas Nervuras do Ofício Docente no Ensino Superior Privado. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
SCHWARTZ, Y. Trabalho e gestão: níveis, critérios, instâncias. In Figueiredo, M., Athayde, M., Brito, J.,& Alvarez, D. (Orgs.), Labirintos do Trabalho. Rio de Janeiro: DP&A. 23-33 (2004a).
SCHWARTZ, Y. & DURRIVE, L. (Orgs.). Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.