UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA NUMA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Cidadania. Ergologia. Espaço-Tripolar. Segurança Pública.

Resumo

A cidadania e a dignidade da pessoa humana, entre outros, são tratadas como como fundamento no Art. 1º da Constituição Federal (CF/1988). Por sua vez, a segurança pública é evocada como uma base para promover a cidadania e aqui já se articulam dois elementos que, longe de se distanciarem, deveriam ser aproximar, conquanto um seja fundamento do outro.  A discussão da segurança pública à luz dos conceitos ergológicos, notadamente do Espaço Tripolar, conforme previsto por Durrive e Schwartz (2010) engendra polos que evidenciam as aproximações e as tensões entre essas instâncias. Nesse sentido, o campo de pesquisas da segurança pública e da cidadania tem muito a contribuir no aprofundamento dos conceitos, na produção e uniformidade de conhecimento e na formação continuada dos diversos atores envolvidos na segurança pública. Dessa forma espera-se também contribuir para o alcance efetivo da cidadania conforme preconizado na CF/1988.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirley Aparecida Araújo Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2015). Mestrado em Engenharia de Produção - Linha de Pesquisa Organização do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2007). Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas - 1987). Professora Efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordenadora-adjunta do Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania da Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem interesses de pesquisas nas áreas de Educação, Gestão de Pessoas, Ergonomia, Ergologia, Políticas Públicas, Segurança Pública e Trabalho

Núbia Braga Ribeiro, UEMG

Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MINAS (1989), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo - USP-SP (1996) e Doutora em Ciências na área de História Social pela Universidade de São Paulo - USP-SP (2008). Atuo nas áreas de História, Educação e Gestão Pública. Desenvolvo pesquisas que tratam dos sujeitos históricos na construção de seus direitos e das diversas formas de manifestações coletivas, principalmente, as que estão relacionadas a trajetória e as lutas históricas dos escravos, dos libertos, dos afrodescendentes e dos povos indígenas. Atualmente, sou professora da Faculdade de Políticas Públicas "Tancredo Neves" (FaPP - UEMG) e Coordenadora do Mestrado Profissional em Segurança Pública e Cidadania na mesma Instituição. Fui Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública na modalidade a distância do Programa PNAP/CAPES/MEC da Universidade Aberta do Brasil. Também coordenei o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública para os Servidores da UEMG e para o público externo. Dedico-me aos temas de estudo que contemplam o campo da cidadania, dos direitos humanos, da segurança pública, das políticas públicas, da democracia, da participação social, da diversidade étnica e cultural, bem como as reflexões em torno da ética e da responsabilidade social, de suas concepções históricas e seus significados no mundo contemporâneo. 

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL, IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Atlas da violência 2019. Organizadores: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf Acesso em Jul 2019

BRITO, Jussara Cruz de. Trabalho Prescrito. In: PEREIRA, Isabel Brasil & LIMA, Júlio César França (org). Dicionário da educação profissional em saúde. 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/apresentacao/dowlivfictec.html

DIAS, S. A. A. Gestão da Carga de Trabalho nas Nervuras do Ofício Docente no Ensino Superior Privado. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

SCHWARTZ, Y. Trabalho e gestão: níveis, critérios, instâncias. In Figueiredo, M., Athayde, M., Brito, J.,& Alvarez, D. (Orgs.), Labirintos do Trabalho. Rio de Janeiro: DP&A. 23-33 (2004a).

SCHWARTZ, Y. & DURRIVE, L. (Orgs.). Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana. Niterói: EdUFF, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

DIAS, S. A. A.; RIBEIRO, N. B. UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA NUMA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 145–153, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8381. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

I Simpósio Latino-Americano de Ergologia