AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: novas perspectivas para velhos problemas
Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Modelos de avaliação, Mudanças.Resumo
Este estudo traz uma breve análise sociológica sobre o tema avaliação da aprendizagem escolar, direcionando reflexões sobre a necessária superação de seu caráter excludente, classificatório e punitivo que contribui de forma significativa na exclusão escolar. Apresentamos neste texto o significado do termo “avaliação” puramente como é conceituado, abordamos brevemente sobre o que está disposto na legislação brasileira a respeito dessa questão. Tratamos da temática que diz respeito aos eixos: o significado da avaliação e suas novas representações; a avaliação sob uma nova perspectiva didática; a avaliação como fator de recompensa ou punição e, por fim - e tão importante quanto - o papel político-social do professor como mediador nesse processo. Os eixos temáticos apresentados aqui trazem uma mescla de nossas considerações axiológicas e empíricas sobre as práticas pedagógicas analisadas no contexto escolar, bem como os pontos-de-vista de alguns renomados pensadores contemporâneos sobre avaliação escolar numa perspectiva ou postura que privilegiem as práticas antirracistas e (de) coloniais. Estabelecemos ainda, as relações com temas transversais àquele, como formação de professores e o trabalho docente. Nosso objetivo com as discussões presentes neste estudo consiste em mostrar aos docentes, gestores, estudantes e o Estado, que acreditam na avaliação como nota, e não enquanto conceito, que estão equivocados inerentes ao processo avaliativo. Para isso, debatemos questões no afã de elucidar tais equívocos.Downloads
Referências
ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (Org.). Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 161-172.
BOTELHO, J.C. “Avaliação da Escrita e Reescrita dos Textos Produzidos nas Oficinas do Pibid-UFT: uma prática a desenvolver” – Apresentado no Seminário do Plano de Desenvolvimento de Professores. Faculdade de Letras do Porto, Portugal. 2013.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987, p.170.
FRANCO,M.L.P.B. Subsídios Para Uma reflexão Teórica Acerca da Prática Avaliativa. In: Séries Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998 (119-126)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática ducativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SOBRINHO,J.D. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação. São
Paulo: Cortez, 2003.
SILVA, Cármen Duarte da, et al., “ De Como a Escola Participa da Exclusão Social: Trajetória de Reprovação das Crianças Negras” in ABRAMOWICZ, Anete, et al., Para Além do Fracasso Escolar, Col. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico, Papirus Editora, Campinas, São Paulo, 1997, pp. 27-46.
SILVA, Cármen Duarte da,,Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais. Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.