OFICINAS DE MATEMÁTICA UMA MANEIRA DE ENSINAR PROBABILIDADE E ESTIMATIVA
Palavras-chave:
Proposta. Estatística. Probabilidade. Estimativa.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar duas propostas de trabalhar o conteúdo de estatística, referente aos estudos de probabilidade e estimativa, propostas estas que são formas práticas de ensino, visando uma melhor assimilação pelos alunos, atribuindo uma análise palpável para a teoria estudada e tornando a aula do professor mais dinâmica. Aula esta proposta para alunos do 2° do ensino médio, o trabalho divide-se em duas partes, onde em cada uma desta é relatada a forma que o professor deve aplicar em sala, utilizando como base as oficinas aplicadas pelo curso de Bacharelado em Estatística da UFPI.
Downloads
Referências
COLUNISTA PORTAL – EDUCAÇÃO. Disponível em <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/introducao-e-importancia-de-probabilidades/30524>, Acesso em: 31 mai. 2018.
FERRAZ, Valmária Rocha da Silva; et al, Metodologias de Ensino de Probabilidade e Estatística no Ensino Médio, Teresina – PI, 2017.
FERREIRA, Eric batista; et al. Estimação do tamanho de população em um cultivo de tilápia (Oreochromis niloticus) via captura marcação recaptura, Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 10, n. 1, p. 246-254, 2012.
GIL. Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONDES, Maria Eunice Riberio. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, v. 7, n. 1, 2008.
NOVA ESCOLA, Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2197/estrategias-didaticas-para-o-ensino-da-matematica>, Acesso em: 31 de maio de 2018.
PCNS, Parâmetros Curriculares Nacionais, Disponível em , Acesso em: 31 mai. 2018
RAMOS, Raniere. O Estatístico Disponível em <https://oestatistico.com.br/estimativa-e-estimador/> , Acesso em: 14 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.