TEORIAS DE APRENDIZAGEM E SUA CONVERGÊNCIA PARA JUSTIFICAR A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Paulo Roberto de Sousa Gomes
  • Edson do Nascimento Oliveira

Palavras-chave:

Teorias de Aprendizagem. Ensino de Matemática. Contribuição dos jogos.

Resumo

Como as teorias de aprendizagem justificam a utilização de jogos no ensino de matemática e quais são os fatores mentais que podem ser ativados na prática com jogos? Essa questão é levantada na pesquisa como proposta de identificar as vantagens na utilização de jogos para o ensino de matemática. Verificar a generalidade de algumas teorias de aprendizagem que justifiquem a prática com jogos como proposta auxiliar e motivadora no ensino de matemática. Verificar tais fatores é contribuir para uma exploração dos jogos que vão além do abordagem de conteúdos é trazer uma proposta onde as expectativas de um ensino de matemática venham atrair a atenção do aluno, gerando um ambiente para o desenvolvimento de capacidades que perpassam o cognitivo e alcançam aspectos motores e sociais, ou seja, ir além do processo matemático curricular e com isso construir propostas didáticas a partir de uma fundamentação teórica e prática consistente que potencialize a compreensão do saber matemático e que possa a vir tornar o aluno independente, criativo e crítico. E nesse movimento de compreensão da aprendizagem e de como criar meios que sirvam como mediadores que vão além da retenção de informações e mecanicidade, pesquisadores de diversas áreas como antropologia, psicologia, sociologia, pedagogia e estudos na neurociência são verificados na pesquisa para correlacionar diversas áreas e trazer um ponto comum quando se trata da investigação sobre onde, quando e como a aprendizagem ocorre e o seu significado e com isso trazer a convergência de teorias e suas propostas, quando se trata do ensino de matemática com a utilização de jogos. Buscar em diferentes áreas do conhecimento fundamentação e argumentos para justificar a utilização de jogos é consequência imediata dos diversos recursos a serem explorados e que são proporcionados com a prática e planejamento de atividades que fujam da rotina do ambiente da sala de aula e de modo especial aos modelos de aulas para o ensino de matemática. O presente trabalho apoia-se nas literaturas como ATKINSON (2002), MOREIRA (1999), NOGUEIRA (2012) e demais trabalhos desenvolvidos com temas correlatos.

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Referências

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

GOMES, P. R. de S.; OLIVEIRA, E. do N. TEORIAS DE APRENDIZAGEM E SUA CONVERGÊNCIA PARA JUSTIFICAR A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 79–90, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8191. Acesso em: 5 out. 2024.