MÉTODOS DE LEITURA E CÁLCULO APLICADOS A MATEMÁTICA EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este estudo apresenta como temática: “Ler para calcular: métodos e técnicas aplicadas à Matemática em turmas do Ensino Médio”. Com o intuito de responder tais questionamentos da pesquisa, partindo do objetivo principal de analisar como o professor de matemática vê a introdução de atividades de leituras no ensino da matemática no Ensino Médio no intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dentro dessa disciplina. O presente estudo originou-se a partir de uma abordagem bibliográfica, constituindo no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Dessa forma, a metodologia escolhida para a realização deste trabalho é de caráter descritivo e de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que a Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Faz parte da vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades.
Downloads
Referências
ARAUJO, J. L. Cálculo, Tecnologias e Modelagem Matemática: As discussões dos Alunos. 2004. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro - S.P., 2004.
BARBOSA, A. K. A. A (inter) relação da Matemática e a Química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio. 2016. Dissertação (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para séries finais: Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano). Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2016.
BRASIL. Lei nº 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em agosto de 2014.
_________. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Matriz de Referência para o ENEM. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=841&Itemid=>. Acesso em ago. 2014.
_________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em ago. 2014.
BURAK, D. Modelagem Matemática: experiências vividas. ANALECTA Guarapuava, Paraná v. 6 nº 2 p. 33-48 jul/dez. 2005.
CONCEIÇÃO, F. H. G.; ALMEIDA, M. J. de M. Dificuldades de Alunos da EJA em Relação a Conteúdos Matemáticos. II Encontro Científico Multidisciplinar. Aracaju/SE 2013.
D’AMBRÓSIO, U. Como Ensinar Matemática Hoje? SBEM, Brasília, ano 2, n.2, p.15-19, 2010.
FONSECA, Maria da Conceição Reis; CARDOSO, Cleusa de Abreu. Educação Matemática e Letramento: Textos para ensinar Matemática, Matemática para ler o texto. In: NACARAZO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandim (Orgs.). Escritas e leituras em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p.63-76.
FRANKENSTEIN, M. Na sua plenitude: Dirk Jan Struik reflete sobre 103 anos de atividades matemáticas e políticas. In: Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
SKORA, A. A integração do ensino de ciências e da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Ponta Grossa. 2012.
SMOLE, Kátia; DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.