A EDUCAÇÃO FREIREANA NA CONTEMPORANEIDADE: um estudo do currículo na EJA à luz da BNCC
Palavras-chave:
Currículo da EJA, Educação Freireana, BNCC.Resumo
O artigo aborda a educação freireana na contemporaneidade na perspectiva de analisar os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no currículo voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tornando-se desafio para professores e gestores de Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino da Bahia nos municípios de Salvador e Bom Jesus da Lapa. No global, objetivou analisar a BNCC enquanto Política Pública propositiva à universalização de direitos e acesso ao conhecimento, bem como os impactos educacionais e reflexos sobre a formação continuada do professor da EJA. No específico os objetivos foram: refletir sobre a possível reformulação do currículo na EJA; entender como contemplar as práticas pedagógicas a luz freireana em atendimento ao novo documento; Identificar as perspectivas na adequação dos materiais didáticos. Adotada a abordagem qualitativa com a técnica da pesquisa documental e contribuições de entrevistas dos sujeitos pesquisados. Os resultados apontam uma dissonância entre a Base Nacional Comum Curricular e os professores e gestores das instituições de ensino desta modalidade.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. Alfabetização e Cidadania: Revista de educação de jovens e adultos, v.11,p.9-20 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 de Outubro 1988.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituição/.htm.>Acesso em 20 nov.2018.
BRASIL. Lei n.9394, de 20 de Dezembro de 1996. Diario oficial da União, Poder Legislativo, Brasilia, DF 23 de Dezembro 1996.Didsponível em Acesso em 20/11/2018.
BRANCO, V.A sala de aula na educação de jovens e adultos. Curitiba: Editora da UFPR, 2007.v.29
CAPUCHO, Vera. Educação de Jovens e Adultos :prática pedagógica e fortalecimento da cidadania.São Paulo:Cortez,2012.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas São Paulo: Cortez, 2018.
FREIRE, Paulo(1968). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: Tipos fundamentais. São Paulo: RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 20-29, 1995.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. 9ª ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
PAULA, Claudia Regina de. Educação de jovens e adultos: a educação ao longo da vida. Curitiba: Ibipex,2011.
SILVA ,Ainda Maria Monteiro. Escola Pública e Construção da Cidadania: possibilidade e Limites. Tese ( Doutorado)-Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.