ASSISTÊNCIA E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
AÇÕES FORMATIVAS DE BASE CRÍTICA NO CONTEXTO DA PRAES/UNEB
Palavras-chave:
Assistência e permanência estudantil, Formação acadêmico-científica, Vida estudantilResumo
Este texto tem como centralidade apresentar as ações formativas vinculadas à Pró-reitoria de Assistência Estudantil, no decorrer dos seus 13 (treze) anos, tendo em vista a assistência e a permanência dos (as) estudantes da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Nesta direção, o presente estudo está norteado pela seguinte questão: Como as ações desenvolvidas pela PRAES vêm contribuindo para a permanência e a formação dos (as) estudantes unebianos (as)? Sobre a discussão, ora apresentada, temos como objetivos específicos historicizar as ações desenvolvidas pela PRAES, com vista a consolidação da política estudantil em nossa universidade; apresentar programas e projetos desenvolvidos e previstos pela PRAES, a fim de garantir a permanência e contribuir com a formação dos(as) estudantes(as); refletir sobre concepção formativa que fundamenta as ações destinadas aos(às) estudantes da UNEB. Para fundamentar as discussões e reflexões sobre as ações formativas desenvolvidas pela PRAES dialogamos com os autores Saviani (2011); Freire (2001), em articulação com os seguintes documentos normativos: Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAEST (BRASIL, 2010) e o Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da UNEB, concernente ao período de 2022-2026. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, ancorada na pesquisa documental, utilizando como principais dispositivos para recolha dos dados resoluções publicadas, relatórios, projetos e outros documentos vinculados à vida estudantil, especificamente da UNEB. Tal pesquisa apresenta relevância, pois busca sistematizar e refletir sobre as produções existentes, e promover, coletivamente e colaborativamente, construções de ações interventivas e formativas aos (às) graduandos (as) da UNEB, a fim de favorecer a assistência e a permanência estudantil. O presente estudo apontou para a necessidade de maior compreensão da comunidade acadêmica sobre o papel da PRAES, no que tange a formação acadêmico-científica dos (as) estudantes, transcendendo, assim, a ideia de ser uma pró-reitoria que se limita somente atender assistencialmente os (as)discentes, através dos programas de bolsas vigentes