PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN EDUCACIÓN AMBIENTAL EN EDUCACIÓN TEMPRANA

Autores/as

  • Marineuza Matos dos Anjos
  • Gerusa dos Santos Lima

Palabras clave:

Educação Ambiental, Educação Infantil, P´ratica Pedagógica

Resumen

Frente a tantos problemas ambientais e sociais que ocorrem no mundo é essencial ter cotidianamente o ensino de Educação Ambiental nas instituições de Educação infantil, procurando sensibilizar as crianças, para que se desenvolvam adquirindo atitudes e valores voltados à preocupação com as questões socioambientais. Sendo assim, esse artigo teve como objetivo geral compreender como as práticas pedagógicas de Educação Ambiental são desenvolvidas nas instituições de Educação infantil; como objetivos específicos, identificar no Portal de Periódicos da Capes dissertações que tratem de práticas pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil; investigar quais conceitos de prática pedagógica e de Educação Ambiental estão presentes nas práticas de Educação infantil nesses documentos e analisar as práticas pedagógicas da Educação Ambiental na Educação infantil das dissertações. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa, utilizando-se da revisão bibliográfica e elaboração de um estado do conhecimento para traçar um panorama do tema em análise. Os dados foram tratados a partir da análise de Conteúdo de Bardin (2016). Ao analisar as dissertações, ficou explícito que professores que estão em atualização em relação aos assuntos da educação ambiental e a utilização de recursos nas aulas como, lupa, sementes, terra, água, literatura infantil faz com que as aulas e explicação dos professores tenha mais sentido para os alunos, gerando curiosidade e vontade de participação. Ademais a prática de educação ambiental apresentadas nas dissertações mostra a importância do seu ensino desde criança construindo nos alunos um elo entre eles e o meio ambiente, aprendendo a respeitar os seus limites.

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Publicado

2024-12-03