ACOLHIMENTO DE PESSOAS COM FISSURA LABIOPALATINA NA ESCOLA
DILEMAS E CONSTRUÇÕES EFETIVADAS
Palabras clave:
Fissura lábio palatina, inclusão profissional, Escola, EducaçãoResumen
Falar sobre inclusão escolar é um tema necessário e urgente, devido ao ambiente atual em que vivemos, com diversas diferenças, deficiências e necessidades educacionais especiais. Levando em conta os desafios existentes, estudantes e profissionais não estão de fato incluídos nas aulas regulares ou no trabalho, por isso, discutimos como temática desse trabalho: narrativas sobre os processos de acolhimento de pessoas com fissura lábio palatina na escola: dilemas e construções efetivadas, nas escolas que atuei entre os anos 2020- 2023, na cidade de Serrinha - BA. O problema que motivou o estudo foi: De que modo ocorrem os processos de Acolhimento/Integração de pessoas com fissura lábio palatina nas escolas públicas de Serrinha? O estudo se converte em um tema de interesse, uma vez que há poucas publicações científicas no campo da pedagogia, no tocante a área médica, no campo da fonoaudiologia; de fato, há produções, entretanto, no campo pedagógico, raros trabalhos voltados a esse assunto. Logo, o trabalho será importante e trará informações e contribuições para os interessados nesse conteúdo, para as escolas e para todos que precisam de escolas inclusivas. Objetivamos de modo geral conhecer como ocorrem os processos de acolhimento e inclusão de pessoas com a condição da fissura lábio palatina nos processos pedagógicos das escolas públicas, além de narrar experiências formativas; identificando entre os profissionais, concepções e experiências com FLP, propondo sugestões e encaminhamentos pedagógicos. O diálogo teórico é apresentado como direcionador no estudo para compreensão da temática, que teve implicação pessoal por ser uma “mulher fissurada” na intenção de desenvolver atividades educacionais, interação e desenvolvimento, dialogando sobre educação inclusiva com Mantoan (2005) e outros autores como Brasil (2008), Silva Filho e Freitas (2007), Buffa (2009), Vilvaldi (2014), Cunha (2010), entre outros que ressaltam sobre os núcleos desta pesquisa que desenvolvemos: Leis, Inclusão, preconceito, diferença, diversidade, acolhimento e integração. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa foi de cunho qualitativo, do tipo bibliográfica e de de campo, tendo como colaboradores funcionários das escolas onde atuei. Também foram realizadas observações, entrevistas através do google forms, e por fim pequenos diálogos com os colegas de trabalho. Concluímos que esse trabalho será importante por ser um tema de interesse no campo pedagógico, que trará informações e contribuições para os interessados nesse conteúdo, para a escola e para todos que precisam de escolas inclusivas.