DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA
O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFRB NO CONTEXTO PANDÊMICO
Palabras clave:
Ensino Superior, Pandemia, Permanência;, Serviço Social.Resumen
O artigo se propõe a refletir acerca do debate da permanência estudantil no contexto da universidade, destacando a experiência do curso de Serviço Social da UFRB. Tal estudo se baseia numa pesquisa qualitativa realizada com discentes ativos na direção de identificar os desafios e os impactos da permanência em anos pandêmicos. Para tanto, adensa-se as reflexões acerca dos dilemas postos na efetivação do processo de democratização e o acesso das classes populares a partir das políticas de permanência universitária. Dentre os resultados, registram-se que a UFRB e o curso de Serviço Social é majoritariamente constituído discentes que se autodeclaram negras e pertencentes as camadas populares, os quais apresentam dificuldades no processo de continuidades dos estudos e consequentemente, problemas na permanência das discentes, portanto, não se pode pensar em ampliação do acesso sem considerar ampliação do processo de filiação e permanência.