IMPACTOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA
UM ESTUDO COM ESTUDANTES DAS IES ESTADUAIS DO CEARÁ EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
Palabras clave:
Educação Superior, Assistência Estudantil, Permanência Universitária.Resumen
Com a expansão da educação superior nas últimas décadas, a assistência estudantil vem ganhando destaque nos debates acadêmicos, sociais e políticos, como relevante estratégia contra a evasão e a retenção universitária. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos da assistência estudantil na permanência universitária de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas três universidades estaduais públicas do Ceará, quais sejam: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (URCA). Para tanto, foram aplicados questionários com estudantes beneficiados pelo Programa de Bolsa Acadêmica de Inclusão Social (BSocial). No contexto pós-pandêmico, foi possível perceber que a situação de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes das três universidades estaduais foi significativamente agravada, exigindo ações de assistência estudantil para além da concessão da bolsa de permanência, a qual se mostra fundamental para a sobrevivência dos estudantes e de suas famílias, de modo a garantir sua permanência na Universidade e a conclusão do seu curso de graduação com qualidade e no tempo adequado. Neste sentido, conclui-se ser necessária a instituição de uma política estadual de assistência estudantil, tendo em vista a garantia do pleno acesso dos estudantes ao ensino superior público e a ruptura com o ciclo de reprodução da pobreza.