PIBID E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS
EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES
Abstract
Neste artigo, apresentamos relatos de experiências tecidas por várias mãos, com destaque para o processo de voluntariado de iniciação à docência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), consubstanciado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, em Serrinha – Bahia, através do subprojeto construção de Tecnologias Educacionais e Assistiva: Tecendo aprendizagens nos cenários do Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto a crianças com deficiência/necessidades educacionais especiais - NEE nas escolas inclusivas. Destacamos as contribuições pedagógicas por meio do PIBID na formação de futuros professores (as), ressaltando a importância da educação inclusiva e da construção de tecnologias educacionais acessíveis para atender às necessidades específicas de cada aluno e contou com a contribuição pedagógica de duas instituições educativas de referência na cidade supracitada; a
saber: Escola Monsenhor Demócrito Mendes de Barros e o Centro de Atendimento Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. A base teórica utilizada inclui autores como Bonilla (2002), Brasil (1996), Torres (2004), Vygotsky (1991), entre outros. Esses referenciais embasam a discussão sobre as práticas pedagógicas inclusivas e a influência do ambiente educacional no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes com deficiência ou necessidades educacionais especiais (NEE). Os resultados obtidos revelam que as experiências didáticas e pedagógicas, obtidas através do PIBID, evidenciaram a necessidade da ampliação de vivências educativas, a fim de dilatar o arcabouço teórico e prático na formação dos licenciandos para atuação em contextos inclusivos, bem como a importância da construção e uso de tecnologias assistiva para garantir uma educação de qualidade e equitativa a todos os estudantes.