EU CANTO MATEMÁTICA
UM CANAL LÚDICO?
Palavras-chave:
Vídeos. Youtube. Canção. Aprendizagem matemática.Resumo
Levando em conta a relevante potencialidade das plataformas de compartilhamento de vídeos, o objetivo geral é relatar uma experiência de criação e manutenção do canal educativo do youtube intitulado Eu Canto Matemática. Como base teórica, ideias sobre conceitos de canção, concepções sobre cultura digital e aprendizagem ubíqua, estudos sobre a presença de canções na educação matemática e contribuições do uso de vídeos como meio de ensino e aprendizagem. As aprendizagens que resultaram da experiência a compartilhar são fontes possíveis para que novas reelaborações conceituais coletivas ocorram bem como a socialização das práticas aqui abordadas, tudo isso visando melhorias para o processo de ensino e aprendizagem da matemática.
Downloads
Referências
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. A presença de canções na educação matemática: compreensões de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Salvador: UFBA, 2016. 140 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016a.
CALDAS. As canções nos diálogos matemáticos: buscando a ludicidade. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016, São Paulo. Anais...São Paulo: UNICSUL, 2016b.
CALDAS. O uso de canções no ensino-aprendizado da matemática: identificando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013, Curitiba. Anais...Curitiba: PUCPR, 2013.
D’ÁVILA, Cristina Maria. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. In: Revista Entreideias – educação, cultura e sociedade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, v. 3, n. 2 (jul. /dez.2014), 2014.
EU CANTO MATEMÁTICA. 2016. EU CANTO MATEMÁTICA. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCUOR9CSeucEEXWcRek-6gYw. Acesso em: 25 set. 2021.
KHAN, Salman. Um mundo, uma escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. 2005.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
MATEMÁTICA RIO. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCjIPRjJZtGhzWD2LrEKOHMA. Acesso em 27 set. 2016.
MORIN. Edgar. Cultura de massas no século XX: espírito do tempo 2: necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
MORIN. Não se conhece a canção. In: MOLES, Abraham; GLUCKSMANN, A.; FRIEDMANN, Georges; MORIN, Edgar. Linguagem da cultura de massas: televisão e canção. Petrópolis: Vozes, 1973.
OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: CORTEZ, 2006.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
SANTAELLA, Lucia. A cultura midiática e os desafios para a educação. In: OLIVEIRA, Maria Olivia de Matos; PESCE, Lucila (Org.). Educação e cultura midiática. Salvador: EDUNEB, p. 218, v. 1, 2012.
SANTAELLA. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulos, 2013.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2011.
SOUZA, Jusamara; NASCIMENTO, Antonio Dias. Educação, música e mídia. In: OLIVEIRA, Maria Olivia de Matos; PESCE, Lucila (Org.). Educação e cultura midiática. Salvador: EDUNEB, 2012. 218p. v. 2.
TATIT, Luiz. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.
TATIT. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
TATIT. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Editora Escuta, 2007.
THOMPSON. John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TINHORÃO, José Ramos. As origens da canção urbana. São Paulo: Ed. 34, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.