CANTO MATEMÁTICAS
¿UN CANAL LÚDICO?
Palabras clave:
Videos. Youtube. Canción. Aprendizaje matemático.Resumen
O Teniendo en cuenta el potencial relevante de las plataformas para compartir videos, el objetivo general es reportar una experiencia de creación y mantenimiento del canal educativo en youtube titulado Eu Canto Matemática. Como base teórica, ideas sobre conceptos de canciones, concepciones de cultura digital y aprendizaje ubicuo, estudios sobre la presencia de canciones en la educación matemática y aportes del uso de videos como medio de enseñanza y aprendizaje. Los aprendizajes que resultaron de la experiencia a compartir son posibles fuentes para que se produzcan nuevas reelaboraciones conceptuales colectivas, así como la socialización de las prácticas aquí discutidas, todas con el objetivo de mejorar el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas.
Descargas
Citas
CALDAS, Sidcley Dalmo Teixeira. A presença de canções na educação matemática: compreensões de futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Salvador: UFBA, 2016. 140 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016a.
CALDAS. As canções nos diálogos matemáticos: buscando a ludicidade. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2016, São Paulo. Anais...São Paulo: UNICSUL, 2016b.
CALDAS. O uso de canções no ensino-aprendizado da matemática: identificando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2013, Curitiba. Anais...Curitiba: PUCPR, 2013.
D’ÁVILA, Cristina Maria. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. In: Revista Entreideias – educação, cultura e sociedade. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, v. 3, n. 2 (jul. /dez.2014), 2014.
EU CANTO MATEMÁTICA. 2016. EU CANTO MATEMÁTICA. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCUOR9CSeucEEXWcRek-6gYw. Acesso em: 25 set. 2021.
KHAN, Salman. Um mundo, uma escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. 2005.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
MATEMÁTICA RIO. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCjIPRjJZtGhzWD2LrEKOHMA. Acesso em 27 set. 2016.
MORIN. Edgar. Cultura de massas no século XX: espírito do tempo 2: necrose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
MORIN. Não se conhece a canção. In: MOLES, Abraham; GLUCKSMANN, A.; FRIEDMANN, Georges; MORIN, Edgar. Linguagem da cultura de massas: televisão e canção. Petrópolis: Vozes, 1973.
OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: CORTEZ, 2006.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
SANTAELLA, Lucia. A cultura midiática e os desafios para a educação. In: OLIVEIRA, Maria Olivia de Matos; PESCE, Lucila (Org.). Educação e cultura midiática. Salvador: EDUNEB, p. 218, v. 1, 2012.
SANTAELLA. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulos, 2013.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2011.
SOUZA, Jusamara; NASCIMENTO, Antonio Dias. Educação, música e mídia. In: OLIVEIRA, Maria Olivia de Matos; PESCE, Lucila (Org.). Educação e cultura midiática. Salvador: EDUNEB, 2012. 218p. v. 2.
TATIT, Luiz. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.
TATIT. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
TATIT. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Editora Escuta, 2007.
THOMPSON. John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TINHORÃO, José Ramos. As origens da canção urbana. São Paulo: Ed. 34, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.