Batalha Naval no Plano Cartesiano
Parole chiave:
Jogo, Batalha Naval, Matemática, Plano CartesianoAbstract
Os jogos matemáticos têm grande contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Estes, quando usados com fins pedagógicos, auxiliam os professores, em sua docência, com a aprendizagem. Este artigo tem como finalidade trabalhar uma oficina com os alunos do primeiro ano do ensino médio/técnico em escolas da rede estadual da rede de ensino do estado do Espírito Santo. Esta oficina será realizada pela bolsista do Subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — Pibid Matemática UFES — Campus de Goiabeiras, Marilena Rebelo Coelho. O jogo que será trabalhado com os alunos será Batalha Naval no Plano Cartesiano e visa fazer com que os alunos consigam identificar coordenadas no plano cartesiano, localizar pontos e distância entre dois pontos, e a partir daí, associar o resultado de quaisquer problemas geométricos no plano cartesiano, proporcionando assim a familiarização dos alunos com o plano cartesiano e desenvolver habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, além de promover a facilitação do ensino e aprendizagem deste conteúdo, de maneira mais direta e eficiente. Este jogo é um recurso para o ensino-aprendizado de matemática em Geometria Analítica Plana, visando verificar se esses jogos trazem resultados significativos para a construção do conhecimento dos alunos.
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Riferimenti bibliografici
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