Batalha Naval no Plano Cartesiano

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Mots-clés :

Jogo, Batalha Naval, Matemática, Plano Cartesiano

Résumé

Os jogos matemáticos têm grande contribuição no processo de ensino e  aprendizagem. Estes, quando usados com fins pedagógicos, auxiliam os  professores, em sua docência, com a aprendizagem. Este artigo tem como finalidade  trabalhar uma oficina com os alunos do primeiro ano do ensino médio/técnico em escolas da rede estadual da rede de ensino do estado do Espírito Santo. Esta oficina será realizada pela bolsista do Subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — Pibid Matemática UFES — Campus de Goiabeiras, Marilena Rebelo Coelho. O jogo que será trabalhado com os alunos  será Batalha Naval no Plano Cartesiano e visa fazer com que os alunos  consigam identificar coordenadas no plano cartesiano, localizar pontos e distância  entre dois pontos, e a partir daí, associar o resultado de quaisquer problemas geométricos no plano  cartesiano, proporcionando assim a familiarização dos alunos com o plano cartesiano e  desenvolver habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca  de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, além de  promover a facilitação do ensino e aprendizagem deste conteúdo, de maneira mais  direta e eficiente. Este jogo é um recurso para o ensino-aprendizado de matemática  em Geometria Analítica Plana, visando verificar se esses jogos trazem resultados significativos para a construção do conhecimento dos alunos.

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Références

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Publié-e

2023-10-05

Comment citer

RebeloCoelho, M. (2023). Batalha Naval no Plano Cartesiano. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202306. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18598