ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ATRAVESSAMENTOS (AUTO)BIOGRÁFICOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO
Parole chiave:
Formação Inicial, Educação Matemática, Escrita de SiAbstract
Este texto de natureza (auto)biográfica objetiva apresentar o movimento de constituição professoral, por meio de experiências advindas do campo do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como marco metodológico, adoto o contar de si como ponto de partida para a composição de narrativas (auto)biográficas que retratam o tornar-se professora que ensina Matemática, costurando travessias formativas ao longo do curso de graduação em Pedagogia com o ingresso ao campo de trabalho pedagógico – a escola. Ao contar de si, reúno pistas de um professorar dinâmico, desafiador e que (me) exige a consciência da incompletude e do aprendizado contínuo para melhor se apresentar junto à uma classe de alunos. No resgate das próprias experiências, o texto tece conclusões sobre a importância do contar de si para a aprendizagem da docência, de modo que esse contar possibilita refletir sobre o próprio percurso acadêmico e profissional, oportunizando olhares outros para o ofício docente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRUM, Eliane. Meus desacontecimentos: A história da minha vida com as palavras. 2 ed. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2017.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
MARCELO GARCÍA, Carlos. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo -Revista das Ciências da Educação. Lisboa, n. 8, p. 7-22, 2009
NEGRÃO, Felipe da Costa. Ressignificando o ensino de Matemática: uma experiência com professores em formação. In: BARBOZA, Pedro Lucio (Org.). Pesquisas em Educação Matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
NEGRÃO, Felipe da Costa.; GONZAGA, Amarildo Menezes.; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins.; ANIC, Cinara Calvi. Aprendizagem da docência e formação de professores que ensinam matemática: uma revisão de literatura. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá - MT, v. 11, n. 1, p. e23038, 2023.
PRADO, Guilherme do Val Toledo.; FRAUENDORF, Renata Barroso Siqueira.; CHAUTZ, Grace Carolina Chaves Buldrin. Inventário de pesquisa: uma possibilidade de organização de dados da investigação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 08, p. 532-547, maio/ago. 2018.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia. In: REIS, Graça.; OLIVEIRA, Inês Barbosa de.; BARONI, Patrícia. (Orgs.). Dicionário de Pesquisa Narrativa. Rio de Janeiro, RJ: Ayvu, 2022. p. 21-34.
ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Rafayana Coelho de Matos , Felipe da Costa Negrão
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.