MATEMÁTICA E ARTE, CRIATIVIDADE EM TODA PARTE
Parole chiave:
Ensino aprendizagem. Lúdico. Arte. Matemática.Abstract
O artigo apresentado é uma revisão bibliográfica com discussões teóricas em que o objetivo é instigar o leitor a utilizar meios não tradicionais/convencionais de estimulação do interesse da criança autista ao “mundo fantástico da matemática”, de maneira a traçar uma ideia/possibilidade de prática de ensino interdisciplinar com a junção da arte e da matemática e, assim, estimular a aprendizagem da criança autista. Evitar uma repressão gradual da imaginação e do sentimento da criança, e proporcionar uma educação libertadora, contra a supremacia de utilização de métodos lógicos e racionais limitadores do pensamento humano. Um mundo cercado de perversos adultos com seu mundo tenebroso e desencantador recebem as crianças que viviam no mundo encantado da educação infantil para uma educação restrita e chocante do ensino fundamental. O ato de aprender, neste momento de crise da educação e dos valores se tornou um processo simplesmente instrumental, deixado para trás o seu principal objetivo, sendo o prazer e o encanto no ensino e na aprendizagem. A arte e a ludicidade se apresentam como uma possibilidade positiva para muitas angústias que acometem os/as professores/as que ensinam matemática e aos estudantes. Representa também uma tentativa de dar destaque à arte e ao lúdico na dimensão do desenvolvimento e integralidade humana. Educar e ser educado pela arte e ludicidade é permitir experiências de aprendizagem no âmbito pessoal e coletivo, acima de tudo prazerosas e estimuladoras.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, Helena Susana Pires. Ensinar matemática através da arte: um incentivo ao gosto pela matemática? 166 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Educação). Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. 2013. http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2759
BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. Brasília/DF. 2019. https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71137476/do1e-2019-04-11-decreto-n-9-765-de-11-de-abril-de-2019-71137431
DORNELES, B.V., CORSO, L.V., COSTA, A.C. The search for the relationship between the difficulties in reading and mathematics: a study of students from 3rd to 6th grade elementary schools. In: Mathematics in different settings [:] proceedings, 2010;4:351.
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas, Papirus, 1988.
GUSMÃO, Lucimar Donizete. Educação matemática pela arte: defesa da educação da sensibilidade no campo da matemática. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR. 2013. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads01/singlefile.php?cid=149&lid=7483
LUCKESI, Cipriano Carlos.(org) Educação e Ludicidade. Salvador UFBA/FACED, 2000.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da inclusão. http:/www.educacaoonline.pro.br. Acesso em: 21 março 2006.
McCloskey, M., Caramazza, A., & Basili, A. Cognitive mechanisms in number processing and calculation: Evidence from dyscalculia. Brain and Cognitive, 4,171-196. doi:10.1016/0278-2626(85)90069-7, 1985.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, cultura e formação de professores. Revista Educar, Curitiba, Editora da UFPR, n. 17, p. 39-52, 2001.
READ, Herbert. A redenção do robô: meu encontro com a educação através da arte. Trad. Fernando Nuno. São Paulo: Summus, 1986.
READ, Hebert. Educação pela arte. Trad. Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RIZZI, Leonor; HAYDT, Regina Célia Cazaux. Atividades lúdicas na educação da criança: subsídios práticos para o trabalho na pré-escola e nas séries iniciais do 1º grau. São Paulo: Ática, 1987.
SILVA, Paulo Adilson da, & Santos Flávia Heloísa dos. Discalculia do Desenvolvimento: Avaliação da Representação Numérica pela ZAREKI-R. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(2),169-177. doi:10.1590/S0102-37722011000200003, 2011.
TEIXEIRA. Rosanny Moraes de Morais. O lugar do desenho no ensino das artes visuais com alunos autistas: um estudo de caso. 219 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais). Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, SC. 2010. http://www.tede.udesc.br/handle/tede/846
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.