Teoria do Flow: construção de jogos para a aprendizagem da matemática

Autori

Parole chiave:

Jogos. Educação Matemática. Flow.

Abstract

O jogo e o brincar fazem parte das atividades cotidianas dos estudantes e são instrumentos que possibilitam a autodescoberta, motivação, autoconfiança, autoestima, estimula o raciocínio, a criatividade, contribuindo para a saúde física, cognitiva e social do estudante. Nesse Sentido, esse trabalho se concentra em compreender como a Teoria do Flow pode auxiliar na construção de jogos para a aprendizagem da matemática. O Flow é pautado no equilíbrio entre capacidade e desafio, caracterizada por uma profunda concentração em um conjunto limitado de estímulos que são aceitos pela pessoa como relevantes, ou seja, o instante em que uma pessoa está totalmente concentrada e absorta em uma atividade. Essas circunstâncias fornecem um ambiente em que a curiosidade e o desafio servem de motivação e facilitam a concentração, o envolvimento e consequentemente o aprendizado.  Os resultados apontam que é possível elaborar um jogo favorável à aprendizagem matemática, seguindo as oitos características apresentada no Flow, que são fundamentais para estruturar situações que promovam interação, desenvolvimento de postura de aprendizado, desafio, oportunidade de ação e exemplo.

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Biografia autore

ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS, DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Doutoranda em Educação Matemática pela PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Ensino Lúdico, Pós-Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores. Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem. Autora de contos, poesias, artigos e livros na área educacional, dentre eles: Discalculia: superando as dificuldades de aprender matemática; Raciocínio Lógico: atividades para auxiliar crianças e adolescentes e Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para Discalculia, todos publicado pela Editora WAK. Participante da Coletânea Saci Pererê: Novas HistóriasSonhei que, Por que Comigo, todos publicado pelo Projeto Apparere – Editora Perse. Atualmente é professora de Matemática Titular na Rede Estadual e professora de Educação Básica na Rede Municipal de Guarulhos.

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Pubblicato

2021-08-29

Come citare

DE CAMPOS, A. M. A. (2021). Teoria do Flow: construção de jogos para a aprendizagem da matemática . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202102. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/11950