Teoria do Flow: construção de jogos para a aprendizagem da matemática
Palabras clave:
Jogos. Educação Matemática. Flow.Resumen
O jogo e o brincar fazem parte das atividades cotidianas dos estudantes e são instrumentos que possibilitam a autodescoberta, motivação, autoconfiança, autoestima, estimula o raciocínio, a criatividade, contribuindo para a saúde física, cognitiva e social do estudante. Nesse Sentido, esse trabalho se concentra em compreender como a Teoria do Flow pode auxiliar na construção de jogos para a aprendizagem da matemática. O Flow é pautado no equilíbrio entre capacidade e desafio, caracterizada por uma profunda concentração em um conjunto limitado de estímulos que são aceitos pela pessoa como relevantes, ou seja, o instante em que uma pessoa está totalmente concentrada e absorta em uma atividade. Essas circunstâncias fornecem um ambiente em que a curiosidade e o desafio servem de motivação e facilitam a concentração, o envolvimento e consequentemente o aprendizado. Os resultados apontam que é possível elaborar um jogo favorável à aprendizagem matemática, seguindo as oitos características apresentada no Flow, que são fundamentais para estruturar situações que promovam interação, desenvolvimento de postura de aprendizado, desafio, oportunidade de ação e exemplo.
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