CORRIDA NUMÉRICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA NO PROCESSO EDUCATIVO
Mots-clés :
Matemática, Jogos Didáticos, Oficina, OperaçõesRésumé
O uso de materiais didáticos diversificados contribui para o processo de ensino-aprendizagem ao fugir das concepções pedagógicas tradicionais e explorar as diferentes formas de produção de conhecimento. O presente texto relata a aplicação de uma oficina que incentiva o ensino lúdico a partir de um jogo de tabuleiro. Realizada em quatro turmas da primeira série do ensino médio integrado ao técnico de uma escola estadual do município de Vitória, no Espírito Santo, a oficina teve como objetivo retomar a resolução de expressões numéricas estudada em anos anteriores e estimular o trabalho em equipe. A partir da aplicação, observou-se que o método obteve bons resultados, colaborando para o aprendizado dos alunos.
Téléchargements
Références
BARBOSA, S. L. P. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino Aprendizagem das Operações com Números Inteiros. 2008. Universidade Estadual de Londrina. Secretaria de Estado da Educação. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-6.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2023.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Papirus Editora, 1996.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
RIBEIRO, F. D. Jogos e Modelagem na Educação Matemática. Curitiba: IBPEX, 2008.
VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1989.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luiza Chiabai dos Santos, Ana Clara da Rocha Rebonato, Nathalia da Costa Dias, Julia Schaetzle Wrobel 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.